Transporte granel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como proposta o entendimento das operações de transporte produtos a granéis analisando os modais utilizados para seus transportes. Cada modalidade de transportepossui vantagens e desvantagens, mas nem todas possuem estrutura em todas as regiões do Brasil para operarem conforme o previsto. O planejamento logístico está na ponta das prioridades para a eficiênciadas operações analisadas no trabalho. Com novas descobertas e tecnologias surgindo na indústria petrolífera, gradualmente, a excelência no setor de logística e cadeia de suprimentos estão maisexigentes, pois o tempo e a forma de como os produtos são transportados tem grande influencia nos custos finais e no atendimento total à demanda, pois esses produtos apresentam demanda continua e no caso denão atendimento, afetará muitos outros setores e inúmeras áreas da sociedade.Com o conceito de crescimento sustentável em todo o mundo, novas idéias e procedimentos estão sendo adotados pelaindústria do petróleo que trata de fontes de energia não renováveis.Os riscos ambientais reduzidos pelas medidas de prevenção
e gestão ambiental favorecem o desenvolvimento da indústria aliado aconscientização.

1.0 CONCEITO
Carga a granel é o transporte de cargas não embaladas que podem ser sólidas ou líquidas, as quais são acondicionadas em contêineres, vagões, graneleiros (navios que carregamgrãos) e são depositas nesses recipientes através de pá e baldes. Entretanto os líquidos são acondicionados em tanques, que são colocados por dutos nos portos ou em refinarias. Exemplo de carga seca são:grãos minérios e fertilizantes. Líquido: são o petróleo e seus derivados.
Este é um tipo de carga que congrega mercadorias que se encontram em estado solido, liquido ou gasoso e que sãomanipuladas, armazenadas, movimentadas e transportadas sem embalagem; sendo unicamente contidas pelas paredes e pelo chão (piso) do equipamento de transporte.

2.0 TRANSPORTES E OPERAÇÕES
Algumas...
tracking img