TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS

9202 palavras 37 páginas
INTRODUÇÃOO transporte de produtos perigosos é um caso particular do transporte de mercadorias numa cadeia de fornecimento. Durante esta atividade, vários fatores passam a ser críticos e a imprudência pode significar não só a perda de mercadoria como um elevado risco para as pessoas envolvidas no transporte e para o meio ambiente envolvente, portanto é necessário que esses produtos estejam em “mãos” de profissionais qualificados e que conheçam o material que está a ser transportado.
Segundo PAIVA (2008), as negligências praticadas por empresas, somadas a falta de capacitação e a imprudência por parte dos profissionais que lidam com o transporte de produtos perigosos, são as principais causas de acidentes desse tipo de transporte no Brasil. Portanto, conhecer melhor as normas de seguranças existentes e trocar informações sobre os programas de prevenção e planos de segurança desenvolvidos é uma forma de, pelo menos, ajudar a diminuir esse tipo de acidente.
O objetivo geral deste trabalho é reconhecer as características do transporte de produtos perigosos, analisar os fundamentos da legislação brasileira sobre o tema e avaliar os riscos desse tipo de transporte para a população e o meio ambiente.
O transporte ferroviário contribui com volumes significativos de produtos perigosos. Os acidentes envolvendo este tipo de transporte possuem uma freqüência baixa, mas, quando ocorrem, o potencial da gravidade e de impactos ao meio ambiente é alto. (ARAUJO, 2005, p.322)
Os objetivos específicos são:
Apresentar histórico do modal ferroviário;
Apresentar a legislação vigente, os procedimentos e normas a serem cumpridas;
Analisar o transporte de produtos perigosos, como gasolina e o álcool, através de um estudo de caso.
O transporte de produtos perigosos por ferrovia teve um grande impulso no Brasil após a concessão de operação para empresas privadas. Embora a malha ferroviária seja bastante limitada, este modal tende a crescer e ocupar um cenário importante, pois,

Relacionados

  • Quarries Manager
    35631 palavras | 143 páginas
  • Plano de emergencia ambiental posto de combustivel
    17146 palavras | 69 páginas