TRANSPORTE FERROVI RIO

953 palavras 4 páginas
RESUMO ARTIGO: “A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NO TRANSPORTE FERROVIARIO
Autores artigo: Alessandro Leopoldino Martins, Marcelo Biasi, Lourenço Magnoni Junior

LOGÍSTICA
Na sua origem, o conceito de logística era diretamente ligado as operações militares visto que, para avançar as tropas precisava seguir uma determinada estratégia militar. As guerras, muitas vezes, ocorriam em lugares distantes e persistiam por longos períodos, exigindo grande quantidade de materiais e o apoio de uma equipe para coordenar e decidir o momento mais adequado para o deslocamento da munição e dos equipamentos para o campo de batalha. Por se tratar de um serviço de apoio, sem o glamour da estratégia bélica e sem o prestigio das batalhas ganhas, os grupos logísticos militares trabalhavam em silêncio (NOVAES, 2007).
Durante muito tempo, tanto as organizações quanto a sociedade precisavam transportar seus produtos da área de produção para depósitos ou entregar para seus clientes e, também, precisavam providenciar e armazenar a matéria-prima necessária para garantir os níveis de fabricação planejados. Essas operações eram consideradas atividades de apoio, inevitáveis e que não agregavam nenhum valor ao produto. Esse setor era visto, apenas como um mero gerador de custo.
Atualmente, a logística é entendida como uma ferramenta que existe para transportar e posicionar estoques. Seu objetivo é conquistar benefícios relacionados a tempo e a distância através da obtenção do menor custo possível.
Em decorrência da globalização da economia capitalista, as empresas estão expandindo suas vendas para além das suas fronteiras territoriais, potencializando a importância estratégica da logística. Sendo assim, os custos com logística aumentam na medida em que as vendas crescem e as linhas de transportes expandem em busca de novos mercados (NOVAES, 2007).
Nos dias de hoje, a imagem que até então as empresas têm da logística também tem mudado. Se historicamente, a logística era vista apenas como uma área

Relacionados

  • Tribunal de Contas
    249117 palavras | 997 páginas