Transporte em vitória

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Falaremos sobre o transporte coletivo Urbano na Grande Vitória que são as cinco cidades da região metropolitana de Vitória no ES. As cidades que compõe a Grande Vitória são: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra. Contaremos um pouco da história do desenvolvimento deste transporte nesta capital e sua região metropolitana. Desde o início com os Bondinhos puxados por traçãoanimal até o sistema de transporte coletivo atual.
Descreveremos sobre a frota de táxi e suas inovações, e também sobre a bicicleta, seu uso e o incentivo que a Prefeitura de Vitória realiza para maior utilização da bicicleta como um meio de locomoção.

O surgimento do Transporte Coletivo Urbano em Vitória: Bondinhos a Burro

No fim do século XIX, a cidade de Vitória experimentava oinício da expansão das suas atividades urbanas, impulsionadas pelos incremento do comércio do café.
O centro da cidade de Vitória, área com maior adensamento, conservava muito de suas feições coloniais, ruas estreitas e sinuosas, desprovidas de qualquer tipo de ordenamento e de infra-estrutura. Os barcos eram o único meio de ligação da ilha com o continente.
É a partir das iniciativas dosprimeiros governos republicanos, que tinham como meta dotar Vitória - centro político-administrativo do Estado - de infra-estrutura adequada, que surge o transporte coletivo da Capital: o bonde de tração animal, que se tratava de uma viatura com dois pares de rodas de ferro puxado por uma ou mais parelhas de cavalos ou mulas, chamado de bondinho de burro ou bondinho a muares.
Este tipo detransporte público urbano sobre carris foi implantado e utilizado pela primeira vez em 1832, em Nova Iorque, EUA. Ganhou o mundo rapidamente, a partir da segunda metade do século XIX.

As primeiras modernizações do transporte coletivo: bode a tração elétrica

E com a chegada da energia elétrica, o serviço de bondes a tração elétrica, mais rápidos e higiênicos, substituiram rapidamente os de traçãoanimal. O bonde era ligado ao fio da força elétrica por uma haste metálica, uma espécie de alavanca. Quando o bonde chegava ao ponto final da linha, a alavanca era invertida com um puxão de corda, para que o veículo pudesse refazer o percurso. “O material rodante se compunha de 7 carros de passageiros, com 6 bancos e um total de 24 lugares, acionados por 2 motores de 30 cavalos cada um. As linhastinham uma extensão de 10.500 m.
Em 21 de julho de 1911, são inaugurados os bondes elétricos na capital. Porém, antes de sua inauguração oficial, já funcionavam na Capital duas linhas do serviço: a primeira atendia a parte baixa, e a segunda, a parte alta do centro de Vitória.

Privatização dos bondes

Com a eclosão da Primeira Grande Guerra, em 1914, o Governo do Estado, com o orçamentodesequilibrado e as receitas em queda, pôs em prática uma política de diminuição de gastos, inclusive arrendando os serviços públicos para empresas da iniciativa privada. O Estado passa a oferecer concessões dos chamados serviços reunidos (serviços de bonde, energia elétrica e telefonia). De capital estrangeiro, a Sociedade Anônima Serviços de Vitória – SRV passa a deter a concessão dos serviços por 40anos. Algum tempo depois o Governo, insatisfeito com o desempenho da SRV, cancela o contrato.
Assim, em 1927, a Central Brasileira de Força Elétrica - CCBFE, empresa de capital estrangeiro, passa a ser a nova concessionária do serviço de bonde, de energia elétrica e de telefonia. Anos mais tarde, seria também a concessionária do serviço de lanchas. O contrato, de 50 anos de concessão, previaisenção de impostos municipais, incluindo direito de desapropriação, e tudo o que fosse necessário para a plena exploração dos serviços.

Bonde circular

De forma a incrementar serviço de transporte coletivo, uma vez que a circulação de bondes era bastante limitada, especialmente pelo fato de que trafegavam em vias únicas em sistemas de zig-zag, é que surge, como um serviço diferenciado, o...
tracking img