TRANSPORTE DE MERCADORIAS NO BRASIL

325 palavras 2 páginas
TRANSPORTE DE MERCADORIAS NO BRASIL

Atividade exigida para obtenção parcial de nota da disciplina de metodologia científica, do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Braz Cubas, sob a orientação da Profª Eliana Lana.

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
MOGI DAS CRUZES
2013
PRÉ - PROJETO DE PESQUISA – METODOLOGIA CIENTÍFICA

II - TÍTULO DO PROJETO:
Transporte de Mercadorias no Brasil III - DELIMITAÇÃO DO TEMA
Transporte de Grãos por Meio Rodoviário e Ferroviário
IV - PROBLEMA DE PESQUISA
Diante de um cenário que há anos restringe o escoamento da produção de grãos no Brasil, poucas medidas foram tomadas pelos governantes, não surtindo assim, efeitos satisfatórios nos âmbitos da economia e da mobilidade urbana. A questão é: quais medidas necessárias podem ser tomadas para melhorar o fluxo de carga no Brasil?
V – HIPÓTESE
Uma “reforma” no sistema de transporte implicará em impactos sociais e econômicos de forma positiva e/ou negativa. Os levantamentos e debates realizados sobre o tema podem servir como propostas para elevar o volume de carga transportada, gerando menor impacto possível.
VI - JUSTIFICATIVA
Apesar da mídia e de diversos artigos já terem abordado sobre o tema do Transporte de Mercadorias no Brasil, entende-se que os pontos positivos e negativos poderiam ser explanados com esta pesquisa, ampliando o conhecimento da sociedade com as medidas propostas por este artigo, uma vez que nosso sistema de transporte de mercadorias ocasiona prejuízo econômico e atrapalha a mobilidade urbana. VII - OBJETIVO:
Demonstrar o déficit no transporte de mercadoria por meio rodoviário e ferroviário, e com isso, abordar o potencial para melhorar o volume transportado por cada uma destas categorias. VIII - METODOLOGIA DA PESQUISA:
O trabalho será elaborado por meio de debates no grupo, baseando-se em pesquisas em sites do governo e empresas privadas, artigos, revistas e reportagens vinculadas na televisão nacional e internacional.

Relacionados