Transporte de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS ELEVADORES DE OBRA

A necessidade de maior rapidez e precisão na execução de serviços em canteiro de obras, sempre induz ao desenvolvimento de inovações tecnológicas. Entre equipamentos que vêm sofrendo estes tipos de inovações, estão aqueles empregados na elevação e que se movem por tração mecânica: elevadores de materiais e pessoas. Taisequipamentos trabalham sob condições severas e devem ter durabilidade, alta produtividade e custo baixo de manutenção.
O avanço da tecnologia traz consigo o surgimento de riscos em operações que antes não se encontravam presentes, toda operação de transporte vertical é, potencialmente perigosa trazendo alto risco de acidentes e à vida de quem trabalha na obra. Por isso, junto com as mudançastecnológicas, devem ser estudadas as medidas de controle que necessitam ser tomadas na utilização dos equipamentos. Devido às interrupções que provocam na atividade da obra em função da necessidade de isolamento das áreas de risco, o transporte vertical deve ser muito bem planejado, para não comprometer o cronograma de execução. A situação das diferentes máquinas e equipamentos que intervêm no processoconstrutivo de uma obra é complexa.
No planejamento, devem ser levadas em conta as peculiaridades de cada máquina. Além disso, a má utilização do elevador de materiais e pessoas pode dar origem a interrupções imprevistas do processo construtivo e, portanto, precisam ser evitada, como forma de não atrasar o cronograma estabelecido para entrega do serviço.
É importante verificar os riscos que podemestar relacionados ao sistema de transporte escolhido, como por exemplo: risco de queda de materiais e pessoas, risco de contato com partes móveis dos equipamentos, risco ergonômico decorrente da má postura do operador, risco de choque elétrico, risco de batidas de partes do equipamento nas pessoas, entre outros. E tendo conhecimento dos diversos riscos, fica mais fácil tomar as medidasnecessárias de proteção e prevenção.
O objetivo é aliar rapidez e eficiência do transporte à garantia de segurança, não só para o operador como também para as pessoas que utilizam este equipamento. A manutenção preventiva e as corretivas precisam ser feitos por profissionais qualificados, é, também, muito importante que a operação dos equipamentos de transporte só seja feita por trabalhadores devidamentetreinados.

De modo geral pode-se dividir um elevador em 6 partes sendo elas:
-Casa de máquinas é o nome dado ao local aonde normalmente são instalados os equipamentos de tração e o quadro de força que aciona o elevador.
-Cabina é o nome dado ao compartimento onde é transportada a carga.
-Contra-peso é uma parte fundamental do sistema e permite que a carga na cabina seja transportadaparcialmente balanceada utilizando menos energia na operação.
-Caixa de corrida é o nome dado ao local no interior do qual a cabina se desloca.
-Pavimento é nome dado ao local através do qual a carga entra na cabina.
-Poço é o nome do local onde ficam instalados dispositivos de segurança (para-choques) para proteção de limite de percurso do elevador

Pela peculiaridade das atividades para asquais foram construídos, esses equipamentos são fabricados, observando rigorosos padrões de qualidade e segurança, erguidos com base rígida, constituída por perfis de chapa dobrada, sendo, também, dotados de freio eletromagnético de corrente contínua, embreagem centrífuga progressiva e comando à distância. Para complementar todo esse processo, possuem um conjunto redutor de velocidade de rosca semfim e coroa de bronze, que lhes permite operar com segurança. Os elevadores consistem, basicamente, num carro fechado, equilibrado por um contrapeso, que se move por meio de um cabo de aço impulsionado por um motor.
Os mais antigos elevadores elétricos, construídos no início do século XX, eram alimentados por corrente contínua. Até meados da década de 20, esses equipamentos empregavam...
tracking img