TRANSPORTE DE COORDENADAS POSICIONAMENTO RELATIVO ESTÁTICO

1322 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

CINDY FERNANDES MENDES
LAIS SARTORI
YASMIN VIEIRA SIEGA

TRANSPORTE DE COORDENADAS
POSICIONAMENTO RELATIVO ESTÁTICO

LAGES, SC
2015
CINDY FERNANDES MENDES
LAIS SARTORI
YASMIN VIEIRA SIEGA

TRANSPORTE DE COORDENADAS
POSICIONAMENTO RELATIVO ESTÁTICO

Relatório sobre a aula prática realizada no dia 17 de Março de 2015, na disciplina de Geomática Aplicada, do curso de Engenharia Ambiental, do Centro de Ciências Agroveterinárias, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ministrada pelo professor Msc. Leonardo Josoé Biffi.

LAGES, SC
2015
1 INTRODUÇÃO

O presente relatório aborda o método de transporte de coordenadas através do posicionamento relativo estático. Em suma, este método traz o receptor da estação como referencia e o segundo receptor da estação com as coordenadas a ser estabelecida onde, permanecem durante todo o levantamento sem movimentação por longos períodos podendo se estender a horas ou até mesmo poucos minutos. Estes dois receptores coletam dados de satélites simultaneamente. Porquanto, o objetivo da prática é analisar e amostrar os dados coletados para determinar a posição de um ponto com o auxilio de outro cuja as coordenadas são conhecidas como por exemplo usando as bases do IBGE como referencia para a analise deste trabalho.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 SISTEMA DE REFERENCIA GEOCENTRICO PARA AS AMÉRICAS O projeto do sistema de referencia geocêntrico para américa do sul foi criado na Conferência Internacional para Definição de um Referencial Geocêntrico para a América do Sul em 1993. A rede de referencia SIRGAS é uma densificação dos marcos de rede ITRF (International Terrestrial Reference Frame) e sua materialização foi realizada em várias campanhas GPS, sendo a primeira em 1995 (SIRGAS95) com 58 estações e a segunda no ano 2000 (SIRGAS2000).
Eventualmente, a adoção do SIRGAS2000 como novo

Relacionados