Transporte de cargas usando o modal maritimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTRIBUIÇÃO REGIONAL DO PORTO DE SUAPE E A SUA IMPORTÂNCIA ECONOMICA NO CENÁRIO NACIONAL BRASILEIRO
















Vanderson CALDAS Ribeiro
Faculdade de Tecnologia de Jundiaí
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Fatec-Jd, Jundiaí, SP, Brasil.
E-mail: vanderson.rcaldas@hotmail.com










Ms. Jucelaine LopesOLIVEIRA (Orientadora)
Faculdade de Tecnologia de Jundiaí
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Fatec-Jd, Jundiaí, SP, Brasil.
E-mail: prof.jucelaine@fatecjd.edu.br














































INTRODUÇÃO


Os portos brasileiros promovem integração e devem ser providos deinfraestrutura, sendo assim, o objetivo desse estudo é identificar o desenvolvimento no estado pernambucano, por meio das instalações portuárias e como esse crescimento econômico projetou a região a nível nacional, gerando riquezas e fomentando recursos e investimentos, gerando uma mudança social, com responsabilidade, estabelecendo critérios de sustentabilidade.
Utilizando-se de MetodologiaExploratória Explicativa, a pesquisa pretende apontar os principais dados , de forma bibliográfica e documental, com o objetivo de proporcionar ampla visão sobre o assunto proposto. Alem da busca em explanar os motivos de causa e efeito sobre o assunto. (SANTOS, Vanice dos e CANDELORO, Rosana J. 2006).
A qualidade dos serviços portuários dentro do cenário atual possibilita a eficácia doatendimento dos usuários e seus clientes. ANTAQ[1] é o órgão que supervisiona as atividades, avalia a prestação de serviços e a infraestrutura nos portos brasileiros. Uma das atribuições da agência é estudar aplicação de tarefas, preços e fretes, em confronto com os custos e os benefícios econômicos transferidos aos usuários pelos investimentos realizados, na movimentação de pessoas e bens de consumo emcumprimento a padrões de eficiência, segurança, conforto, regularidade, pontualidade existentes nos padrões internacionais.
A importância de medir o desempenho portuário é garantir operacionalmente a gestão com maiores oportunidades, detectando possíveis deficiências e situações de melhorias, criando ações gerenciais para diagnosticar e corrigir. O desenvolvimento portuário, só é possívelcom planejamento dos recursos e investimentos, coletando dados de capacidades e condições de utilização de instalações e equipamentos, estimulando tendências e atendendo necessidades, com vistas ao dimensionamento adequado da expansão e melhoramento.
As atividades portuárias dentro da cadeia logística atendem ao comércio internacional. As operações que envolvem a movimentação decontêineres, através de carregamento e descarga dos navios necessitam atender, com qualidade, as demandas pretendidas por clientes/usuários, de maneira a não gerar entraves aos fluxos de carga, e assim proporcionar condições para que os contratos firmados no âmbito das transações comerciais não sejam prejudicados em seus compromissos de tempo assumidos.
A gestão nos portos deve ter foco no desempenhooperacional dos serviços portuários, possibilitando a tomada de ações de correção e prevenção de eventuais falhas no processo e promover a melhoria no atendimento.




PORTO DE SUAPE


Localizado no litoral sul do estado de Pernambuco, o complexo industrial de suape está distante 40 km da capital Recife. Sua posição é estratégica e seu acesso pode ser rodoviário, ferroviárioe dutoviario. O canal de acesso ao porto externo tem 5.000 metros de extensão, 300 metros de largura, profundidade mínima de 16,5 metros. Já o porto interno tem 15,5 metros de profundidade e um canal interno de navegação com 1.430 metros de extensão com 450 metros de largura. Possui 5 berços de atracação, com 1600 metros de cais, sendo que dois são destinados ao terminal de contêineres....
tracking img