Transporte analise de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANALISE DE MERCADO
A situação brasileira atual da matriz de transportes de cargas acarreta perda de competitividade para as empresas nacionais, uma vez que a ineficiência dos modais gera um elevadoCusto País, se tornando um fator limitante para o desenvolvimento regional e internacional do Brasil.
A falta de um planejamento e de investimentos do setor de transporte nacional, implica numaincapacidade de acompanhar a demanda nacional podendo gerar um colapso deste sistema. Alguns fatores deste risco já podem ser percebidos como uma frota de caminhões e locomotivas antigas tendo uma idademédia, respectivamente, de 19 e 25 anos, a grande maioria das rodovias em condições péssima, pouca disponibilidade de infra-estrutura ferroviária e o sistema aéreo e hidroviário tendo baixa participação.Uma das principais causas da ineficiência da matriz de transportes de carga brasileira está baseada no uso inadequado dos modais. Existe uma sobrecarga no transporte rodoviário, figura abaixo, emfunção dos baixos preços de frete, o que acaba servindo como uma barreira ao uso dos demais modais.


É importante ressaltar que os recursos para estes investimentos já são gerados através da CIDE(Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), porém é preciso que haja uma adequação dos investimentos para a melhoria e modernização da infra-estrutura de transportes, pois os investimentosnesta área estão muito baixos, como analisado na tabela abaixo:
Tabela 3: Porcentagem do PIB investido em infra-estrutura
1970/1980 1981/1990 1991/2000 2001/2003 2004
1,2% 0,6% 0,3% 0,25% 0,1%
Fonte:DNIT, 2005

A abertura econômica dos países já se tornou uma realidade, porém para ser vantajoso o Brasil precisa ter uma economia nacional eficiente, uma infra-estrutura adequada e ter processosmenos burocráticos.
O desenvolvimento do setor de infra-estrutura é primordial para a integração do país. Com uma infra-estrutura adequada, a produção brasileira se fortalece, conseguindo diminuir...
tracking img