Transporte aereo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte Aéreo Características do Transporte Aéreo O aéreo é um modal de transporte ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes. É competitivo, por exemplo, para produtos eletrônicos como computadores, softwares, telefones celulares, etc, e que precisam de um transporte rápido em função do seu valor, bem como de sua sensibilidade adesvalorizações tecnológicas. É adequado para viagens de longas distâncias e intercontinentais. Vantagens O transporte aéreo tem muitas vantagens. Relacionamos a seguir várias delas, incluindo a rapidez da expedição, transporte e recebimento: - usado particularmente com muita eficácia para transporte de amostras; - ideal para o transporte de mercadorias com prioridade de entrega (urgência); - documento detransporte obtido com maior rapidez, face à emissão antecipada; - os aeroportos, normalmente, estão localizados mais próximos dos centros de produção, industrial ou agrícola, pois se encontram em grande número e espalhados praticamente por todas as cidades importantes do planeta ou por seus arredores; - os fretes internos, para colocação das mercadorias nos aeroportos, são menores, e o tempo maiscurto, em face da localização dos mesmos; - possibilidade de redução ou eliminação de estoques pelo exportador, já que se pode aplicar mais agressivamente uma política de just in time, com redução dos custos de capital de giro pelo embarque contínuo, podendo ser até diário ou mais vezes ao dia, dependendo dos destinos; - racionalização das compras pelos importadores, também aplicando o just intime, já que eles não terão a necessidade de manter estoques pela possibilidade de recebimento diário das mercadorias que necessitam; - possibilidade de utilização das mercadorias mais rapidamente em relação à produção, principalmente em se tratando de produtos perecíveis, de validade mais curta, de moda, etc; - maior competitividade do exportador, visto que a entrega rápida pode ser um bomargumento de venda; - redução dos custos de embalagem, que não precisa ser tão robusta, pois a mercadoria estará menos sujeita a manipulações; - o seguro de transporte aéreo é mais baixo em relação ao marítimo, podendo variar de 30% a 50% na média geral, dependendo da mercadoria. Desvantagens - frete relativamente alto em relação aos demais modais; - capacidade de carga bem menor que os modais marítimo eferroviário, ganhando apenas do rodoviário; - custo elevado da sua infra-estrutura.

ÓRGÃOS INTERVENIENTES INTERNACIONAIS IATA No campo internacional basicamente existe a IATA-International Air Transport Association -Associação de Transporte Aéreo Internacional, que regula o transporte aéreo, e ao qual as empresas e os agentes de carga são filiados. A IATA, fundada em 1919 na França com osurgimento do transporte aéreo, é uma associação que reúne empresas de todo o mundo, tanto aéreas quanto agentes de carga. O seu desenvolvimento e reconhecimento em nível mundial aconteceu somente a partir de 1945, após a II Guerra Mundial, em uma reunião entre as companhias aéreas na cidade de Havana, em Cuba, com o intuito de solucionar problemas comuns, surgidos em virtude do desenvolvimento rápidoocorrido na aviação civil internacional. Suas sedes estão localizadas em Montreal, no Canadá, e em Genebra, na Suíça.

1

Esta Associação representa as companhias aéreas filiadas, e tem papel fundamental nas negociações para o estabelecimento de tarifas de fretes, determinando sempre os valores máximos permitidos para cobrança. As empresas aéreas são livres para o estabelecimento de seuspreços, porém, limitando-se ao máximo estabelecido. A IATA divide o globo, operacionalmente, em três conferências, como segue: - Área 1 - Américas, incluindo Havaí, Groenlândia e ilhas adjacentes. - Área 2 - Europa e ilhas adjacentes, África e parte Oeste da Ásia. - Área 3 - Ásia, inclusive ilhas adjacentes, exceto as incluídas na área 2, e Oceania. A IATA não tem caráter político, mas comercial,...
tracking img