Transporte aéreo - moçambique

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No âmbito da cadeira de Transportes de passageiros e mercadorias, foi incumbida a tarefa de realizar um trabalho de carácter individual acerca dos modos de transporte no geral, sendo que este trabalho, refere-se com maior atenção aos transportes aéreos, frisando aspectos como vantagens, desvantagens, tipos, entre outras características.

Generalidades
Transporte é o movimento demercadorias ou de passageiros de um local para outro. Os transportes são parte importantíssima de qualquer sociedade nos nossos dias, evoluindo constantemente, de modo a satisfazer as necessidades dos utentes.

Os transportes contribuem, muito para o desenvolvimento de regiões, sendo que uma região sem muitos transportes, significa que está ligeiramente “atrasada” em relação a outras.

Ostransportes, como já foi acima citado estão em constante evolução de modo a satisfazerem necessidades que vão surgindo com o andar do tempo e das gerações.
No que toca ao transporte aéreo, é sempre referido que o homem sempre desejou voar.

Breve Historial
Primeiramente, o ser humano conseguiu satisfazer os seus desejos nesta área (desejo de voar do ser humano) através de balões, no final doséculo XVIII, funcionando, com gases mais leves que o ar, como o hélio e o hidrogénio. Em 1900, o conde alemão Ferdinand von Zeppelin ia mais além, inventou o zepelim, um enorme dirigível, feito de metal e cheio de hidrogénio.
Três anos depois, em 1903, os irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright deram um voo ainda mais alto. Eles conseguiram manter uma embarcação por 59 segundos no ar. Era umavião primitivo, que foi lançado por uma espécie de catapulta.
Alberto Santos Dumont, de nacionalidade brasileira, teve o privilégio de pela primeira vez pilotar um avião sem ajudas externas como por exemplo rampas ou catapultas em 1906. Esse facto ocorreu na França com um avião de nome 14-Bis. Dumont também foi o primeiro a controlar o voo de um veículo mais leve que o ar, auxiliando em muito osintentos de Zepelim.
Até hoje, norte-americanos e brasileiros disputam o título de inventor do avião. Para os norte-americanos, foram os irmãos Wright, por serem os primeiros a voarem com um aparelho mais pesado que o ar e com um motor a combustão interna, embora não haja provas concretas deste voo através de filmagens e houvessem apenas três testemunhas no local além dos irmãos. Para osbrasileiros, Santos Dumont, por ser o primeiro a voar sob os olhares de juízes e de uma multidão, além da cobertura feita pela imprensa na época e a existência ainda hoje de uma gravação em rolo do momento em que o 14-bis deixava o chão. A verdade é que a invenção do brasileiro, além de melhor documentada foi mais eficiente, porque voou por conta própria, somente com o impulso dado pelo motor, ou seja,por seus próprios meios. A dos norte-americanos necessitava de um impulso externo, ou seja, não obteria a velocidade necessária por seus próprios meios.
Foi a partir da Segunda Guerra Mundial que a aviação comercial teve um grande desenvolvimento, transformando-se num dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial.
O transporte aéreo é também responsável pelaredução de tempo, ao percorrer longas distâncias. É um modo rápido, cómodo e seguro. O avião suplantou outros meios de transporte a médias e longas distâncias.
Este meio necessita de estruturas muito especiais. Os aeroportos requerem enormes espaços e instalações complicadas de saída e entrada dos voos. Os aviões requerem também elevados custos concernentes a sua manutenção. Os aspectoslevantados apenas contribuem para o encarecimento deste transporte.

Vantagens & Desvantagens
Os transpores aéreos apresentam várias vantagens. Abaixo passo a citar algumas:
* É o mais rápido para transportar passageiros a médias e grandes distâncias;
* É dos transportes mais seguros e cómodos;
* Usado particularmente com muita eficácia para transporte de amostras e de mercadorias de alto...