TRANSPORTADORES DA INFORMAÇÃO

365 palavras 2 páginas
TRANSPORTADORES DA INFORMAÇÃO

A tecnologia que transporta a informação

Antigamente, eram os transmissores de ondas de rádio os principais transportadores de informação existentes. Sua tecnologia, porém, trabalhava com frequências de ondas curtas e tinham um custo mais elevado. Posteriormente, surgem os sinais de vídeo. Esse novo tipo de transporte requeria um processamento de imagens e, devido à pouca integração mundial numa rede de satélites, as imagens processadas somente eram exibidas 48 horas depois do fato ocorrido.
Com a invenção da Telecomunicação, surge uma nova e revolucionária etapa na evolução da difusão da informação e da tecnologia. A tecnologia de comunicação por satélites (difusões de ondas e transmissões), permitiu que sinais de televisão fossem levados à distância e captados sem que se demandasse alto investimento de processamento. A entrada no mercado dos aparelhos de fax permitiu a facilidade do transporte de documentos à distância, bem como criou uma nova forma de mídia. O barateamento desta tecnologia favoreceu a difusão dos escritórios móveis e sua integração aos microcomputadores trouxe a definitiva versatilidade.
Já relacionada à atualidade, surge a Internet, como uma nova mídia. Ela se relaciona hoje à prestação de serviços, como os de bancos, empresas de comércio eletrônico, fornecimento de periódicos de contato imediato com os leitores, lazer eletrônico - por exemplo na forma de comunicação entre seus frequentadores - serviços de áudio e vídeo de extrema versatilidade, entre milhares de outros. Ou seja, é elemento básico para a formação das redes empresariais e da distribuição da informação. Porém, esse avanço e necessidade da internet para resolver assuntos importantes faz com que haja um desfavorecimento para aqueles que não têm acesso a esta tecnologia, uma vez que a necessidade por seus serviços cresce exponencialmente.
O domínio e conhecimento das ferramentas tecnológicas, usadas para promover a difusão da informação é

Relacionados