Transportador ou operador logístico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CAMPO GRANDE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Daniel Macedo Pavão Erik Soney Gama

TRANSPORTADOR OU OPERADOR LOGÍSTICO? O caso da Transportes DJ Tomazelli Ltda.

CAMPO GRANDE 2008

ANHANGUERA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CAMPO GRANDE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TRANSPORTADOR OU OPERADOR LOGÍSTICO? O caso da Transportes DJ Tomazelli Ltda.

Monografiaapresentada como exigência para a obtenção do título de Bacharel em Administração pelo Centro Universitário de Campo Grande. Orientador: Prof. MSc. Adonir Rocha Both.

CAMPO GRANDE 2008

TERMO DE APROVAÇÃO

A monografia intitulada: TRANSPORTADORA OU OPERADOR LOGÍSTICO? O CASO TRANSPORTES DJ TOMAZELLI LTDA: apresentada por DANIEL MACEDO PAVÃO e ERIK SONEY GAMA como exigência para a obtençãodo título de Bacharel em Administração à Banca Examinadora da Anhanguera Educacional Centro Universitário de Campo Grande, Campo Grande, MS, obteve nota _______, para aprovação.

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________ Prof. Msc. Adonir Rocha Both - Orientador

_________________________________________________ Prof. Esp. Aldo L. C. Barrigosse - Membro

Prof.Esp. Carlos Alberto Hoffmann - Membro

Campo Grande, MS, 12 de Julho de 2008.

DEDICATÓRIA

Dedicamos esta monografia a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização e fechamento de mais esse ciclo em nossas vidas. Especialmente para: aos nossos pais, familiares, amigos e também ao Prof. MSc. e Orientador Adonir Rocha Both, pela compreensão e pelo legado de aprendizado quetão generosamente, ele compartilhou e agregou aos nossos conhecimentos.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus. Aos nossos pais, que sempre nos incentivaram para a realização dos nossos sonhos, as nossas companheiras (Irlanda Pereira Vieira e Jucelene Machado Barros) que sempre estiveram ao nosso lado em todos os momentos e a todos os professores que ao longo desses árduos quatro anos, se fizerampresentes em nossas vidas.

Não há nada mais difícil de controlar, mais perigoso de conduzir, ou mais incerto no seu sucesso, do que liderar a introdução de uma nova ordem. Nicolo Machiavelli (1469-1527)

RESUMO

Este trabalho desenvolve um estudo sobre a diferença existente entre Transportadora Tradicional e Operador Logístico, um estudo de caso na Transportes DJ Tomazelli Ltda. Oobjetivo geral desse estudo foi verificar as estruturas da empresa citada Transportes DJ Tomazelli Ltda para que a mesma torne-se um Operador Logístico. Conceituando assim Logística e a Transportadora Tradicional relatando suas atividades e principais características, além da teoria sobre Operador Logístico, enfatizando quais as características e serviços prestados. Foram entrevistados os sócios daempresa para saber qual a opinião dos mesmos e como ela pode ser classificada diante os fundamentos teóricos. Sendo que após compararmos a teoria com os dados da entrevista, concluímos que a empresa Transportes DJ Tomazelli Ltda não é um operador logístico, porém tem o intuito de alcançar esse objetivo até 2010.

Palavras Chaves: Transporte, Logística, Operador Logístico.

LISTA DE FIGURASFigura 1. Elementos básicos da Logística Figura 2. Classificação das Atividades Logísticas Tabela 1. Índice de mortos nas estradas por Km Tabela 2. Diferenças entre Prestadores de Serviços Tradicionais e Operadores Logísticos

14 32 17 28

LISTA DE ABREVIATURAS

3PL ABML ANTC CLM CNT DNER G7 JIT JK PIB PSL TI

Third Party Logistics Associação Brasileira de Movimentação e Logística AssociaçãoNacional de Transportes de Cargas Council of Logistics Management Conselho Nacional de Transportes Departamento Nacional de Estradas e Rodagem Grupo dos 7 países mais ricos Just in Time Jucelino Kubtcheck Produto Interno Bruto Prestadores de Serviços Logísticos Tecnologia da Informação

SUMÁRIO

Introdução Capitulo 1 1.1 Logística 1.2 Transporte de cargas no Brasil 1.3 A evolução do...
tracking img