Transpmode

2323 palavras 10 páginas
Conceitos Básicos ao Transporte

Um sistema de transportes é constituído pelo modo (via de transporte), pela forma (relacionamento entre os vários modos de transporte), pelo meio (elemento transportador) e pelas instalações complementares (terminais de carga). Como em qualquer outra atividade humana, o estudo do transporte envolve o conhecimento de sua terminologia, que lhe é peculiar.

Terminologia Utilizada em Transportes

Embarcador ou Expedidor - Pessoa física ou jurídica que celebra o contrato de transporte com o transportador, não necessariamente o proprietário da mercadoria.

Consignatário - Pessoa física ou jurídica legitimamente autorizada para receber a mercadoria no local contratualmente acordado para a sua entrega.

Volume Indivisível - Volume unitário contendo mercadorias, indivisível durante o processo de transferência e movimentação, ao longo de seu percurso e em todas as modalidades de transporte utilizadas.

Carga Fracionada - Volumes de carga solta, constituídos por sacos, fardos, tambores, barris, engradados, etc.

Carga Unitizada - Lote formado por diversos pequenos Volumes de carga fracionada, acondicionados em uma única unidade de carga.

Pallet (ou Palete) - Estrado com entradas para os garfos de empilhadeiras, feito em madeira ou materiais sintéticos, sobre cuja superfície se pode agrupar e fixar as mercadorias com filme a quente (srink wrap) ou ainda com cintas de aço, poliéster, nylon ou outros materiais, constituindo uma única unidade de carga.

Pré-Lingado - Rede especial resistente, manufaturada com fios de poliester, nylon ou outros compostos sintéticos, adequada para unitizar mercadorias ensacadas, empacotadas ou acondicionadas de outras formas (marino slings).

Contêiner - Caixa de aço ou outro material resistente, destinada a acondicionar mercadorias para transporte com segurança, inviolabilidade e rapidez, atendendo igualmente a todas as condições previstas pela legislação nacional e convenções internacionais

Relacionados