Transplante de orgaos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Santa Cecília Módulo para Transporte de Órgãos a serem Transplantados

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA SANTOS – SÃO PAULO
Integrantes: Edelício Santana de Oliveira Junior Leandro Barasini Monteiro de Oliveira Washington Pereira de Almeida Ivair Rogério Soares Renan Santos Rocha Wesley Marchetti

1

São Paulo, quinta-feira, 07 de dezembro de 2006 “Caos nos aeroportos provocasuspensão de 2 transplantes” “Atrasos nas decolagens nos aeroportos prejudicaram o transporte dos órgãos” “No Rio, dona-de-casa aguardava rim; em SP, garoto de 1 ano deixou de receber um fígado, que foi transferido para o 2ºda lista”

Fonte: Folha de São Paulo

INTRODUÇÃO
Atualmente no transporte de órgãos, utilizam-se caixas térmicas, onde o órgão é depositado em soro e coberto por embalagenscom gelo. Observaram-se casos de perda e deterioração prematura do órgão, devido à queima do tecido pelo contato não homogêneo com as embalagens de gelo. Segundo Dr. Fernando A. G. Guimarães, médico cujo defendeu tese de mestrado de “Câmara Hiperbárica refrigerada para a preservação de órgãos e tecidos”, concluiu que órgãos transportados com controle de temperatura e pressão, demonstraramresultados de melhor conservação. Este sistema é baseado em um equipamento, que consiste de um vaso hermeticamente pressurizado com oxigênio puro e temperatura controlada.

2

OBJETIVO
Projetar um módulo para transporte e conservação de órgãos, utilizando-se dos princípios da Oxigenôterapia Hiperbárica (OHP) aumentando seu tempo de conservação durante o transporte. As premissas do projeto são:•Manter o órgão a ser transplantado sob pressão 7 e 15 bar, utilizando-se de oxigênio puro; •Controlar a temperatura do órgão entre 2 e 4 ºC, isso faz-se necessário devido a possibilidade de grandes distâncias de deslocamentos entre doadores e receptores; •Tensão de 12V no módulo permitindo a alimentação através de baterias (energia gerada por veículos).

FUNCIONAMENTO

O órgão será introduzido novaso com o sistema prérefrigerado, posteriormente imerso em solução aquosa (soro). Na tampa (5) será conectado um cilíndro de oxigênio para pressurização, com manômetro para manter a hiperoxigenação do órgão. A entrada do oxigênio expulsará através de uma válvula purgadora (7) o ar (mistura de Oxigênio, hidrogênio e impurezas presentes) existente dentro do vaso de pressão (9 e 4). A refrigeraçãoserá composta de um sistema onde através do evaporador (1 – entrada e 11 – saída) circulará o gás refrigerante fazendo a troca de calor. Haverá um sistema de conservação e troca homogênea de temperatura através de Termogel (10) junto a parede do vaso e o evaporador . O fechamento do sistema será por cinta TP padronizada de 6” com usinagem cônica cujo no seu fechamento pressionará o o-ring (8)vedando assim o sistema. O controle de temperatura será realizado através de um PT100 instalado na conexão (6) cujo enviará um sinal a um microcontrolador, monitorando assim o funcionamento do sistema de refrigeração. Portanto, o órgão será oxigenado a alta pressão e temperatura de resfriamento, melhorando assim a integridade do órgão.

3

COMPONENTES DO SISTEMA

•VASO DE PRESSÃO •SISTEMA DEREFRIGERAÇÃO •INSTRUMENTAÇÃO •SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO

VASO DE PRESSÃO
•Na aplicação do projeto, utilizou-se o material AISI 316L por ser uma liga inoxidável utilizada em elementos cirúrgicos. •Para facilitar a assepsia o polimento (acabamento) deve ser sanitário, com rugosidades menores que 0,8 mícrons na superfície dos equipamentos e menores que 1,6 mícrons nas soldas . •O vaso de pressão é deencaixe para que se possa remover o mesmo para esterilizar o mesmo. •Para a realização dos cálculos utilizou-se a norma ASME seção VIII, divisão 1 e 2, onde para nossa aplicação requer espessura mínima de 3,2 mm.

4

SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO
Para refrigeração do sistema, foram analisadas duas possibilidades: • • Pastilhas Peltier Compressor de refrigeração industrial

Sistema Peltier...
tracking img