Transplante de orgãos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem pode ser doador?
Qualquer pessoa independente de raça idade ou sexo, pode se tornar um doador de órgão e tecidos. Se ele/ela não está sob a idade de 18 anos, então o consentimento dos pais ou responsável legal é essencial. Médico de aptidão para a doação é determinado no momento da morte.
Quando é possível realizar o transplante de órgãos?
Doadores de órgãos podem estar vivos ou commorte cerebral. O tecido pode ser recuperado a partir de doadores mortos, que são cardíacos, até 24 horas após a cessação dos batimentos cardíacos. Ao contrário de órgãos, a maioria dos tecidos (com exceção das córneas) podem ser preservados e armazenados por até 5 anos, o que significa que pode ser “depositado”. Transplante levanta uma série de Bioética questões, incluindo a definição de morte,quando e como o consentimento deve ser dado por um órgão a ser transplantado e de pagamento de órgãos para transplante. Outras questões éticas incluem o turismo de transplante e, mais amplamente o contexto socioeconômico em que a colheita de órgãos ou transplante pode ocorrer. Um problema particular é o trafico de órgãos. Alguns órgãos não podem ser transplantados tais como o cérebro. Órgãos saudáveisdevem ser transplantados mais rapidamente possíveis após a morte acenfalica ao doador para o receptor.
Toda pessoa que morre pode ser considerada um doador ou só em caso de morte encefálica?
A doação de órgãos, com exceção das doações feitas em vida, só pode ser feita com a detecção da morte encefálica, ou morte cerebral, como é mais conhecida. A morte por parada cardíaca possibilita apenas aretirada de tecidos, como córneas, pele, ossos e cartilagens. Em alguns países, são retirados órgãos de mortos por parada cardíaca, mas isso não ocorre no Brasil.
Em quais situações é determinada a morte cerebral (ou encefálica)?
Quando há a parada total e irreversível das funções cerebrais. Nesse caso, os outros órgãos do paciente, como o coração, continuam funcionando por meio de aparelhos.Para comprovar a morte encefálica, é preciso o diagnóstico clínico feito por, pelo menos, dois médicos diferentes, em um intervalo, normalmente a cada seis horas, que varia para cada faixa etária. Por último, é feito um exame complementar que comprove a ausência de atividade cerebral, seja ela atividade elétrica, metabólica ou ausência de circulação sangüínea.
Quais órgãos podem ser doados:
*Córneas (retiradas do doador até seis horas depois da parada cardíaca e mantidas fora do corpo por até sete dias);
* Coração (retirado do doador antes da parada cardíaca e mantido fora do corpo por no máximo seis horas);
* Pulmão (retirados do doador antes da parada cardíaca e mantidos fora do corpo por no máximo seis horas);
* Rins (retirados do doador até 30 minutos após a parada cardíaca emantidos fora do corpo até 48 horas);
* Fígado (retirado do doador antes da parada cardíaca e mantido fora do corpo por no máximo 24 horas); Pâncreas (retirado do doador antes da parada cardíaca e mantido fora do corpo por no máximo 24 horas);
* Ossos (retirados do doador até seis horas depois da parada cardíaca e mantidos fora do corpo por até cinco anos);
* Medula óssea (se compatível,feita por meio de aspiração óssea ou coleta de sangue);
* Pele;
* Válvulas Cardíacas.
A MORTE ENCEFÁLICA PODE SER DIAGNOSTICADA EM QUALQUER HOSPITAL?
Sim, desde que o hospital conte em seu quadro de profissionais com um neurologista e os equipamentos necessários para a realização dos exames. Contudo, no Brasil as coisas ainda não são assim. Mas, excepcionalmente, ao suspeitar-se de ocorrênciade morte encefálica, uma equipe e equipamentos podem ser deslocados de um hospital para outro.
QUANTO TEMPO APÓS A MORTE ENCEFÁLICA PODE-SE ESPERAR PARA O TRANSPLANTE?
O Coração e Pulmão são os órgãos que menos tempo podem esperar. O intervalo máximo entre a retirada e a doação não deve exceder quatro horas. O ideal é que as duas cirurgias ocorram simultaneamente. O Fígado resiste até 24...
tracking img