Transmitância e absorbância

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Quando a luz interage com materiais, parte dessa radiação pode ser transmitida através do meio, parte absorvida e parte ser refletida na interface entre os meios. Além disso, outrosfenômenos óticos podem ocorrer dentro dos materiais, envolvendo interações entre a radiação eletromagnética e os átomos, íons e elétrons.
Classicamente, a refração, o desvio da direção de propagação daluz quando surge uma interface no caminho óptico de propagação, ocorre devido a uma diminuição da velocidade da luz no interior dos materiais transparentes, devido polarização eletrônica do meiomaterial. Efeito esse que também define o índice de refração. Quando a radiação passa de um meio para outro com índice de refração diferente, parte da luz é refletida na interface entre os dois meios. Essareflexão depende dos índices de refração do material e do meio. No fenômeno da transmissão, uma fração de luz incidente em uma interface é transmitida através de um meio material e podem ocorrer perdaspor absorção (e reflexão), que dependem do comprimento de onda da luz. Essa absorção possui um perfil exponencial, e que o coeficiente de absorção, que depende do comprimento de onda, varia dematerial para material, similarmente ao índice de refração. É possível determinar a quantidade de luz absorvida, isto é absorbância, pelo material considerando a quantidade de luz que foi transmitida erefletida por meio material onde a interface é plana e suave.
No caso dos metais, os elétrons livres do metal absorvem a energia do fóton e o reemitem. Em semicondutores a absorção de um fóton de luzpode ocorrer pela promoção ou excitação de um elétron da banda de valência para a banda de condução, se o fóton possuir energia igual ou maior que o band gap do material. Quando esse elétron promovido écoletado por um condutor e gera uma corrente elétrica se o circuito é fechado, se não, gera uma diferença de potencial. Esse efeito é denominado conversão fotovoltaica. A conversão fotovoltaica é o...
tracking img