Transmisõ de calo

1791 palavras 8 páginas
rProcessos de Transmissão de Calor introdução
Para se proceder ao estudo do comportamento térmico de uma edificação é necessário o conhecimento de diversos assuntos, dentre os quais podem ser citados:
• fisiologia térmica dos ocupantes da edificação;
• climatologia;
• processos de transmissão de calor.
Neste trabalho são estudados os processos de transmissão de calor, bem como as propriedades térmicas dos materiais envolvidos nos processos de troca de calor.
O calor ou energia térmica se transmite por duas razões:
• existência de um gradiente de temperatura entre os corpos;
• mudança de estado físico.
Quando um corpo troca calor devido à existência de diferenças de temperatura, chama-se essa forma de transferência de calor de troca seca e a energia transmitida de calor sensível, enquanto que a transferência de calor que envolve mudança de estado, chama-se troca úmida e a energia transmitida de calor latente.

1.1 Trocas térmicas secas (calor sensível) Constituem as formas de transferência de calor que ocorrem devido a um gradiente de temperatura, podendo ocorrer por condução, convecção ou radiação.
1.2 Transmissão de calor por condução
Trata-se da transmissão de calor molécula a molécula, conseqüentemente havendo necessidade de um meio material, ocorrendo sempre de um ponto de maior potencial energético (maior temperatura) para um de menor potencial (menor temperatura).
Verifica-se experimentalmente que a quantidade de calor que flui através de um elemento opaco é função do material que o constitui, da espessura do elemento e do gradiente de temperatura. A grandeza física que caracteriza se um material é melhor ou pior condutor de calor chama-se condutibilidade térmica (k). A figura 1 ilustra o processo de transmissão de calor por condução.

Figura 1: Transmissão de calor por condução.

onde: q = intensidade de fluxo de calor, em W/m2
Q = intensidade total de fluxo de calor, em W (J/s)
E = energia (calor), em J

Relacionados