Transmissao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Microbiologia e Imunologia
, Daniela Merquis

Meningite

Vitória de Santo Antão – PE
2013INTRODUÇÃO

Meningite são infecções agudas e um processo inflamatório do espaço subaracnoideo e das leptomeninges, que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, são responsáveis por grande numero demortes e sequelas neurológicas, elas podem surgir de vírus fungos e bactérias. Um dos maiores casos de morte da meningite é causado pela bactéria Neisseria meningitidis, possuem grande importânciaepidemiológica pelos riscos constantes de epidemias. No entanto com os avanços terapêuticos e as novas medidas de suporte avançado percebeu-se a redução da letalidade, sendo importante o diagnostico etratamento precoce.

DESENVOLVIMENTO

A meningite pode ser causada por fatores infeccioso ( vírus, fungos e bactérias) e não infeccioso( traumatismo), tendo ela seu agente etiológico, diagnostico,modo de transmição, sinais e sintomas, sequelas, tratamento, prevenção e controle, sendo cada um deles relatados abaixo.
Agente etiológico
Meningites Vrais são representadas principalmente pelosenterovírus; vírus da varicela, HIV e o vírus da caxumba.
Meningite Fungica é representada por fungo, uns dos mais comunentes envolvidos é o criptococcus neoformans que é encontrado em fezes depássaro.
Meningite Bacteriana é representada por bactérias como: Streptococcus pneumoniae Haemophilus Influenzae, Mycobacterium Tuberculosis, Neisseria Meningitidis.

Diagnostico
* O diagnóstico dameningite é feito através da observação clínica dos sintomas da doença e confirmado por meio de um exame chamado PUNÇÃO LOMBAR.
* Este exame consegue mostrar se há inflamação nas meninges e qualo agente causador sendo essencial para o diagnóstico e para direcionar o tratamento da doença.
* Ao diagnosticar a doença o paciente deve permanecer internado no hospital por alguns dias para...
tracking img