Transmisissão sináptica

1800 palavras 8 páginas
TRANSMISSÃO SINÁPTICA

O tecido nervoso caracteriza-se pela capacidade de suas células comunicarem-se entre si,processando e transmitindo informação a longa distância. Essa propriedade é possível gracas a existência de dois mecanismo de sinalização:a condução axônica e a transmissão sináptica.
A transmissão sináptica é o processo pelo qual informação gerada ou processada por um neurônio ou célula efetora. Dois processos são utilizados com esse objetivo:Eletrônico e Químico
A transmissão eletrônica é encontrada no sistema nervoso central dos mamíferos,no coração no músculo liso e em células epiteliais. Tem como principal vantagem sua velocidade e como principal desvantagem não poder ser modulada ou ter sua eficacia alterada. Já as sinapses neuroquímica,embora mais lentas,podem ter suas propriedades funcionais e plasticas alteradas,variando sua eficiências ao longo do tempo

SINAPSES ELETRONICAS

Na sinapse eletrônica a corrente elétrica flue diretamente do terminal pré-sináptico para o elemento pós-sináptico através de canais de baica resistência que une s duas células na região de contato sináptico.
As sinapses eletrônicas são encontrados no coração,no músculo liso e no sistema nervoso central. Por serem praticamente insensíveis à ação das drogas são refratarias à manipulação farmacológica,não sendo alvo do amir interesse terapêutico.
SINAPSES QUIMICAS
Nas sinapses químicas os neurônios pré e pós-sinápticos entram em contato,entanto separados por uma fendas sináptica com distancia entre 20 a 40nm.O transmissor químico liberado pelo elemento pré-sináptico tem de se difundir pelo líquido extracelular da fenda até alcançar a membrana pós-sináptica e interagir com seus receptores farmacológicos para dar inicio a resposta pós-sináptica.
Neurotransmissor:Substância química que ao interagir com seu receptor determina o aparecimento de um potencial pós.sináptico excitatório rápido ou inibitório.
Neuromodulador:Substancia química que ao interagir com seu

Relacionados