Transito em são paulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Transito em São Paulo

No início do século XX, os carros, principal elemento de composição de um congestionamento, ainda eram escassos. Com a falta dessa matéria-prima, o trânsito não erapreocupação. Com bondes elétricos funcionando desde 1900 e a posterior introdução de ônibus (os primeiros, com carroceria de madeira, começaram a ser montados pela GM em 1934), a preocupação da cidade eradesenvolver e integrar sua malha de transportes. Com o gradual surgimento dos carros, a necessidade por espaço fez prefeitos criarem inúmeras novas vias na cidade, como as avenidas Avenidas Nove de Julho eIbirapuera, na década de 1930. Foi quando a cidade começou a se modelar para os carros - um processo que não seria suficiente para tantas rodas, eixos e motores que se acumulariam ao longo das décadasnas ruas e avenidas da metrópole.

Anos 60

Instigado por uma combinação de crescimento industrial e o aumento da chegada de migrantes de outros Estados, a demanda por transporte aumenta. Oproblema do congestionamento leva a Diretoria dos Serviços de Trânsito (DST) a organizar uma reunião com a Secretaria de Obras da Prefeitura, a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) e doInstituto de Engenharia para discutir a construção de um anel viário em torno do centro comercial da cidade. Em 1968, o sistema de bondes é desativado em São Paulo.

Os congestionamentos viram assuntotão sério que governadores tiveram quedar um jeito nessa situação. Em 1976, é criada a Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET.

É inaugurada a primeira via expressa da cidade, na Marginal Tietê. Aobra, no entanto, começou a dar sinais de que era insuficiente em 1974, quando recebia um tráfego diário de cerca de 300 mil veículos. Em 1979, a cidade já registrava um congestionamento de 26quilômetros, um recorde na época. Em 1977 com a crise do petroleo o governo teve a necessidade de inovar, e assim dando importancia ao onibos, assim foi criado os corredores de onibus.

Em 1986 é...
tracking img