Transistores

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2015
TRANSISTORES
INTRODUÇÃO
Os transistores pode ser entendido como uma “válvula eletrônica”. Que tem a função de regular o fluxo de elétrons (ou corrente elétrica) em um condutor elétrico da mesma forma que uma válvula hidráulica regula o fluxo de água (ou vazão) em um cano – que, usando a mesma analogia, pode ser considerado um “condutor hidráulico”. Ou seja, totalmente aberta, deixa passartoda a corrente de água. Totalmente fechada, interrompe inteiramente esta corrente. E mantida em qualquer posição intermediária, regula a vazão (ou volume de água que flui na unidade de tempo) entre estes dois limites.
Válvulas eletrônicas fazem essencialmente a mesma coisa com a corrente elétrica, análoga à vazão no exemplo acima. Por isto, nos circuitos eletrônicos usados nos antigos aparelhos derádio, válvulas eram empregadas como amplificadores de corrente, pois permitiam reproduzir as oscilações da débil corrente elétrica do sinal captado pela antena, ampliando-as até a corrente de maior intensidade exigida pelo alto-falante para reproduzir o som.
Além de amplificar uma corrente elétrica os transistores podem ser usados em circuitos onde assumem apenas as duas posições extremas:totalmente “fechados” ou totalmente “abertos”. Explicando melhor: podem ser ajustados apenas para interromper inteiramente uma corrente elétrica (se “fechado”) ou para deixá-la passar integralmente (quando “aberto”), em uma função idêntica à dos interruptores comuns, destes usados para acender lâmpadas. Se o transistor está aberto, a resposta é “Verdadeiro” e representa o algarismo “um”. Se, aocontrário, estiver fechado, a resposta é “Falso” e representa o algarismo “zero”.
Resumindo: o transistor é o mais importante componente dos circuitos eletrônicos digitais que formam as entranhas de nossos computadores onde sua única função é atuar de forma análoga a um interruptor de corrente controlado eletricamente.
HISTÓRICO
O transistor foi criado em 1948 como resultado das pesquisas conjuntas detrês físicos, John Bardeen , Walter Brattain e William Shockley e foi considerado tão importante que levou o trio a ser laureado com o Nobel de Física pelo seu feito apenas oito anos depois, em 1956.
Eles verificaram que quando aplicada certa tensão a um dos terminais do componente, o sinal que saía no outro terminal era amplificado. Sendo assim, o transistor se tornou o responsável pelaamplificação de sinal, além de servir como um controlador que interrompe ou libera a passagem de corrente elétrica.
CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO
Ele consiste de uma partícula de material semicondutor como o silício (ou seja, cuja capacidade de conduzir corrente elétrica se situa entre as dos materiais condutores e isolantes) à qual foi agregada uma pequena porção de um tipo determinado de impureza,como o germânio. Esta impureza faz com que o material passe ou a conduzir corrente de forma semelhante a um condutor verdadeiro, com baixíssima resistência elétrica, ou a impedir completamente sua passagem, como um isolante, dependendo das circunstâncias.
A este pequeno dispositivo são ligados três terminais que recebem o nome de “emissor”, “coletor” e “base”. Alguns exemplares são vistos naFigura 2, obtida na Wikipedia. Para que se tenha uma ideia de suas dimensões: a parte central circular do maior deles mede menos de 2 cm de diâmetro. O menor, embaixo, mede não mais que alguns milímetros. Ainda assim, estas dimensões devem-se quase que exclusivamente ao invólucro, ou “encapsulamento”, posto que o transistor propriamente dito pode ser microscópico (os usados nos processadores modernos,como veremos nas colunas seguintes, medem apenas alguns bilionésimos de milímetro). Ora, como uma válvula comum é mais ou menos do tamanho de uma lâmpada incandescente de tamanho médio, é fácil entender porque praticamente desapareceram, substituídas pelos transistores que cumprem as mesmas funções. Nos circuitos eletrônicos o transistor costuma ser representado pelo símbolo exibido na figura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transistores
  • Transistores
  • Transistor
  • transistores
  • Transistores
  • TRANSISTORES
  • Transistor
  • TRANSISTOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!