Transistores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Flávio Filipe Eugénio Dombo













Transístores bipolares















Universidade Pedagógica
Nampula
2012


Flávio Filipe Eugénio Dombo















Transístores Bipolares











Docente:Eng. Sidónio Cipriano

Turra







Universidade Pedagógica

Nampula

2012




Introdução

O presente trabalho tem como tema Transístor Bipolares. Transístor é um componenteelectrónico com três terminais que tem a função de regular a corrente que circula pelo circuito. Transístor Bipolar é um dispositivo semicondutor de três terminais, formado por três camadas consistindo de, duas camadas de material tipo "n" e uma de tipo "p" ou de duas de material tipo "p" e uma de tipo "n".

O trabalho está estruturado da seguinte forma:

Introdução, desenvolvimento, conclusão ebibliografia.









Historial do Transístor

Com o passar dos anos, a indústria dos dispositivos semicondutores foi crescendo e desenvolvendo componentes e circuitos cada vez mais complexos, a base de doidos. Em 1948, na Bell Telephone, um grupo de pesquisadores, liderados por Shockley, apresentou um dispositivo formado por três camadas de material semicondutor com tipos alternados, ouseja, um dispositivo com duas junções. O dispositivo recebeu o nome de TRANSÍSTOR.
O impacto do transístor, na electrónica, foi grande, já que a sua capacidade de amplificar sinais eléctricos permitiu que em pouco tempo este dispositivo, muito menor e consumindo muito menos energia, substituísse as válvulas na maioria das aplicações electrónicas. O transístor contribuiu para todas as invençõesrelacionadas, como os circuitos integrados, componentes optoelectrónicos e microprocessadores. Praticamente todos os equipamentos electrónicos projectados hoje em dia usam componentes semicondutores.


Transístor

É um componente electrónico cuja resistência interna pode variar em função do sinal de entrada. Essa variação de resistência interna torna possível regular a corrente que circula pelocircuito em que se encontra conectado. Desse comportamento como resistência variável deriva-se o seu nome do inglês Transfer-Resistor.
Os Transístores Bipolares são componentes semicondutores constituídos pela união de três (3) cristais de silício ou germânio.


Transístor Bipolar

É aquele cuja corrente da saída é directamente proporcional a corrente de entrada e neles participam tanto osportadores maioritários e minoritários.
Através de uma polarização de tensão adequada consegue-se estabelecer um fluxo de corrente, permitindo que o transistor seja utilizado em inúmeras aplicações como: chaves comutadoras eletrônicas, amplificadores de tensão e de potência, osciladores, etc.

O termo bipolar refere-se ao fato dos portadores lacunas e elétrons participarem do processo do fluxo decorrente. Se for utilizado apenas um portador, elétron ou lacuna, o transistor é denominado unipolar (FET).




Classificação de Transístores Bipolares

1. Segundo a sua estrutura:
✓ PNP
✓ NPN
2. Segundo a sua configuração:
✓ Base Comum (BC)
✓ Emissor Comum (EC)
✓ Colector Comum (CC)
3.  Segundo o regime de trabalho
✓ RegimeActivo
✓ Regime saturação
✓ Regime de Corte


Estrutura Básica

As figuras abaixo ilustram a estrutura básica de um transistor, representando um circuito T equivalente com diodos, ligados de tal forma a permitir a identificação da polarização das junções, as quais são: base-emissor e base-coletor (B-E e B-C respectivamente).

Observa-se que no transistor pnp a junção dos...
tracking img