Transistor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo
Este experimento nos mostra as características do transistor TBJ, sendo sua região de corte, sua região de trabalho ou ativa e sua região desaturação.



Resumo
O transistor estudado no experimento é do tipo NPN, com a referência do TBJ sendo BC548B, e de acordo com as leituras obtidas pelomultímetro, com as tensões aplicadas nos terminais do transistor, este se encontra na região de corte, com ambas as junções EMISSOR – BASE e COLETOR – BASE, estandopolarizadas reversamente.



Introdução Teórica
Foi aplicada uma tensão VBB no transistor variando entre -5V a 30V, e através dos resultados obtidos datensão COLETOR – EMISSOR e também da corrente de coletor, nota-se que o transistor se encontra na região de corte.



Montagem Experimental
Nesteexperimento foi utilizado um transistor do tipo NPN com referência BC548B, um multímetro, uma fonte de tensão variável e um potenciômetro.



ResultadosExperimentais
Os resultados obtidos no experimento encontram-se nas tabelas I e II da folha de experimentos.





Discussão
Fazendo o experimentoconforme foi pedido, variando a tensão VBB entre -5V a 30V, foi identificado que a tensão VCE variou entre 14,1mV a 12,4V e a corrente IC variou entre 0A a 0,235mA.Quando variamos VBB até a tensão de coletor atingir 6V a corrente de coletor não variou, mantendo um valor constante de 0,235mA.



Conclusão
Ao finaldo experimento foi constatado que o transistor encontra-se na região de corte, pois ao variar a tensão VBB entre 3V a 30V o valor da corrente de coletor IC não variou.
tracking img