Transistor transparente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Câmpus Ponta Grossa
Coordenação do Curso Superior de Bacharelado em
Ciência da Computação




Weverton Carvalho
André Felippe






Transistor Transparente







Ponta Grossa
2010
Weverton Carvalho
André Felippe













Transistor Transparente



Trabalho apresentado à disciplina de ComunicaçãoLinguística, como parte da avaliação do 1º período letivo do Curso Superior de Bacharelado em Ciência da Computação.








PONTA GROSSA
maio/2010



SUMÁRIO

























O transistor esta entre as 10 invenções mais importantes do milênio, tendo grande destaque entre elas. Se temos computadores pessoais, telefones celulares, e muitos outros equipamentoseletrônicos compactos e baratos são graças à invenção deste componente. Criado em 1947 com o objetivo de substituir válvulas. Esse importante item tecnológico vem revolucionado a sociedade desde sua criação, abrangendo várias áreas desde a saúde até experimentos na Estação Espacial Internacional.
A criação de transistores transparentes através da nanotecnologia nos mostra as possíveis aplicaçõesno futuro, mudando totalmente o foco no marketing, propagandas poderam ser feitas em janelas, vitrines dentre outras superfícies feitas de plástico ou vidro.


A invenção
Foi inventado por Bardeen e Brattain em 1947 nos laboratórios da Bell Telephone, e demonstrado por John Bardeen, Walter Houser Brattain e william Bradford Shockley, que foram premiados com o premio Nobel de Física em 1956.Eles pretendiam fabricar um transistor de efeito de campo idealizado por Julius Edgar Lilienfeld antes de 1925, contudo acabaram por descobrir uma amplificação da corrente no ponto de contato. O objetivo era criar um um dispositivo compacto e barato para substituir as válvulas que eram usadas nos sistemas telefônicos da época.
O que é um transistor e como funciona.
O transistor é um componenteeletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos. O termo vem de transfer resistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.
O processo de transferência de resistência, no caso deum circuito analógico, significa que a impedância característica do componente varia para cima ou para baixo da polarização pré-estabelecida. Graças a esta função, a corrente elétrica que passa entre coletor e emissor do transistor varia dentro de determinados parâmetros pré-estabelecidos pelo projetista do circuito eletrônico. Esta variação é feita através da variação de corrente num dosterminais chamados base, o que, consequentemente, ocasiona o processo de amplificação de sinal.
Entende-se por "amplificar" o procedimento de tornar um sinal elétrico mais fraco num mais forte. Um sinal elétrico de baixa intensidade, como os sinais gerados por um microfone, é injetado num circuito eletrônico (transistorizado por exemplo), cuja função principal é transformar este sinal fraco gerado pelomicrofone em sinais elétricos com as mesmas características, mas com potência suficiente para excitar os alto-falantes. A este processo todo dá-se o nome de ganho de sinal.
A importância na eletrônica e na sociedade
A chave da importância do transistor na sociedade moderna é sua possibilidade de ser produzido em enormes quantidades usando técnicas simples. É conveniente salientar que épraticamente impossível serem encontrados circuitos integrados que não possuam, internamente, centenas, milhares ou mesmo milhões de transistores, juntamente com outros componentes como resistências e condensadores.
Custo
Seu baixo custo permitiu que se transformasse em um componente quase universal para tarefas não mecânicas e tem sido um dos fatores cruciais para a digitalização. Eles substituíram...
tracking img