Transistor saturado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo:
O objetivo do experimento constitui-se de duas partes: gerar, analisar e anotar formas de ondas no osciloscópio e analisar o funcionamento de um transistor em saturação,além de determinaro sentido da corrente elétrica que alimenta a carga.

Revisão bibliográfica:
Um transistor pode operar como chave eletrônica, bastando para tal polarizá-lo de forma conveniente: corte ousaturação.
Quando um transistor está saturado opera como um curto (chave fechada) entre o coletor e o emissor de forma que VCE [pic] 0V e quando está no corte, opera como um circuito aberto (chaveaberta) entre o coletor e o emissor, de forma que VCE [pic]VCC.
No ponto de saturação (chave fechada) a corrente de base é alta (IB SAT) e no ponto de corte (chave aberta) a corrente de baseé zero.
Na figura a seguir é apresentada a respectiva reta de carga de um transistor operando como chave:
[pic]

Procedimentos:
Através da utilização de um gerador de sinais e de umosciloscópio, foram produzidas formas de ondas com as seguintes características:

[pic]

Após a análise das ondas, montou-se o circuito da figura 2, com intuito de definir sua função e situação emque o mesmo pode ser utilizado.
[pic]

Em seguida foi montado o circuito da figura 3 ,cujos valores medidos encontram-se na tabela 2.
[pic]

Resultados obtidos:
Após montados oscircuitos,foram analisadas as medidas e os cálculos teóricos realizados a seguir,.cujos resultados encontram-se tabela 3.observou-se também que o led presente na carga permanece acesso apenas quando a chave docircuito encontra-se na posição A,pois,quando em posição B,não polariza o transistor, pelo fato de não haver corrente em sua base.
[pic][pic]
TABELA 2

Conclusão:
Analisando-se os resultadosobtidos,notou-se que os transistores encontram-se em saturação,pelo fato de que seu VCE encontra-se próximo de 0 V e a sua corrente no coletor não aumenta mesmo quando a tensão sobre o transistor é...
tracking img