Transistor 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 3 – Transistor Bipolar de Junção - TBJ
Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Agenda
Introdução Operação do Transistor Modos de Operação do Transistor Convenções Utilizadas para Tensões e Correntes no TBJ Configurações Básicas

Eletrônica Para Automação Industrial

2

1

Introdução
O princípio do transistor (TBJ) é controlar uma corrente de saída a partir de outra naentrada. Ele é montado numa estrutura de cristais semicondutores, de modo a formar duas camadas de cristais do mesmo tipo intercaladas por uma camada de cristal do tipo oposto, que controla a passagem de corrente entre as outras duas. Os três terminais de um transistor bipolar recebem o nome de emissor, base e coletor.

Eletrônica Para Automação Industrial

3

Introdução

Eletrônica ParaAutomação Industrial

4

2

Introdução
Cada uma das camadas, recebe um nome em relação a sua função na operação do transistor:
Base (B): dopagem média e muito fina. Assim, a maioria dos portadores lançados do emissor para a base, consegue atravessála dirigindo-se ao coletor;

Coletor (C): levemente dopado, coleta (recolhe) os portadores que vêm da base. Ele é muito maior que as outras camadas,pois é nele que se dissipa a maior parte da potência gerada pelos circuitos transistorizados; Emissor (E): fortemente dopado, tem por função emitir portadores de carga para a base (elétrons no transistor NPN e lacunas no PNP).

Eletrônica Para Automação Industrial

5

Operação do Transistor
Da mesma forma que na junção PN dos diodos, nas duas junções JBE e JBC dos transistores surgem, devidoà recombinação dos portadores, barreiras de potenciais, cujos valores a 25oC, são: VT = 0,7V para semicondutores de silício e VT = 0,3V para semicondutores de germânio.

Eletrônica Para Automação Industrial

6

3

Modos de Operação do Transistor
O comportamento básico dos transistores nos circuitos eletrônicos é fazer o controle da passagem de corrente entre o emissor e o coletor,através da base. Isto é conseguido, polarizando-se adequadamente suas junções. Existem 3 situações:

Eletrônica Para Automação Industrial

7

Modos de Operação do Transistor
1° - Situação de Polarização: Os diodos equivalentes das junções base emissor (BE) e base coletor (BC) são diretamente polarizados.
Como os dois diodos BE e BC estão diretamente polarizados, então conduzirão muito bem.Conseqüentemente haverá grande quantidade de portadores, devendo as correntes ser limitadas por resistência em série. Considerando os diodos equivalentes como ideais, o circuito equivalente para essa situação é apresentado a seguir.

A essa situação de polarização chamamos saturação e dizemos que o transistor está saturado quando a polarização entre base e emissor e entre base e coletor é direta.Eletrônica Para Automação Industrial

8

4

Modos de Operação do Transistor
2° - Situação de Polarização: Os diodos equivalentes das junções base emissor (BE) e base coletor (BC) são reversamente polarizados.

Em polarização reversa, os diodos equivalentes não conduzem. A situação de polarização é equivalente aos diodos cortados A essa situação de polarização chamamos corte e dizemos queo transistor está cortado quando a polarização entre base e emissor e entre base e coletor é reversa.

Eletrônica Para Automação Industrial

9

Modos de Operação do Transistor
3° - Situação de Polarização: Os diodos equivalentes das junções base emissor (BE) é diretamente polarizada e base coletor (BC), reversamente polarizada.

Eletrônica Para Automação Industrial

10

5

Modosde Operação do Transistor
Uma vez que a polarização do diodo BE é direta então, conduzirá muito bem. Como a base é uma região estreita, as cargas emitidas no emissor, terão condições de chegar próximo à junção BC reversamente polarizada, sendo atraídas pela barreira de potencial formado junto à junção, sendo coletadas no coletor, onde há a dissipação de energia por efeito Joule. Essa situação...
tracking img