Transgênico sobre o aspecto da bioética e da ética ambiental

Transgênico sobre o aspecto da bioética e da ética ambiental

Bacharelado em Direito – Filosofia do Direito
08/11/11

RESUMO

Os alimentos transgênicos são produtos dabiotecnologia, que é uma ciência que, em termos gerais desenvolve produtos por meio de processos biológicos. Consiste em uma alteração que ocorre entre espécies diferentes presentes na natureza e com o objetivode melhorar as características do organismo. Este estudo visa esclarecer as principais dúvidas a respeito dos transgênicos, através de uma análise simplificada de sua estrutura, dando ênfase sobre oaspecto da bioética e da ética ambiental. Chegando a conclusão de que precisamos nos preocupar com as conseqüências que o uso desses organismos pode trazer para nossa saúde e para o meio-ambiente.Palavras- chave: Transgênicos; Ética; Bioética; Meio-ambiente

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a ciência ocupa papel importante e determinante na vida humana. Como a pesquisa em engenharia genéticaenvolve manipulações, com resultados nem sempre previsíveis, discussões e debates ocorrem, onde há argumentos fortes de vantagens e desvantagens. Esses debates transcendem os aspectos científicos eatingem considerações políticas, sociais, econômicas, éticas e filosóficas.
Cabe ressaltar como exemplo, o caso dos transgênicos ou organismos geneticamente modificados, que são aqueles quetiveram genes diferentes, de qualquer outro ser vivo inseridos em seu código genético. Esses organismos trouxeram à tona os benéficos e os malefícios que possam trazer a sociedade.
Como benéfico há apossibilidade de adaptação a menor custo de alimentos para necessidades especiais. Como malefícios há o risco de certos produtos transgênicos causarem alergias.
Diante destes fatores, há umanecessidade de se estabelecer entre os cientistas e a sociedade uma comunicação clara e consciente. Como a ciência da biotecnologia tem avançado rapidamente a sociedade não está conseguindo absorvê-la e...
tracking img