Transgênico sobre o aspecto da bioética e da ética ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Transgênico sobre o aspecto da bioética e da ética ambiental

Bacharelado em Direito – Filosofia do Direito
08/11/11

RESUMO

Os alimentos transgênicos são produtos da biotecnologia, que é uma ciência que, em termos gerais desenvolve produtos por meio de processos biológicos. Consiste em uma alteração que ocorre entre espécies diferentes presentes na natureza e com o objetivode melhorar as características do organismo. Este estudo visa esclarecer as principais dúvidas a respeito dos transgênicos, através de uma análise simplificada de sua estrutura, dando ênfase sobre o aspecto da bioética e da ética ambiental. Chegando a conclusão de que precisamos nos preocupar com as conseqüências que o uso desses organismos pode trazer para nossa saúde e para o meio-ambiente.Palavras- chave: Transgênicos; Ética; Bioética; Meio-ambiente

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a ciência ocupa papel importante e determinante na vida humana. Como a pesquisa em engenharia genética envolve manipulações, com resultados nem sempre previsíveis, discussões e debates ocorrem, onde há argumentos fortes de vantagens e desvantagens. Esses debates transcendem os aspectos científicos eatingem considerações políticas, sociais, econômicas, éticas e filosóficas.
Cabe ressaltar como exemplo, o caso dos transgênicos ou organismos geneticamente modificados, que são aqueles que tiveram genes diferentes, de qualquer outro ser vivo inseridos em seu código genético. Esses organismos trouxeram à tona os benéficos e os malefícios que possam trazer a sociedade.
Como benéfico há apossibilidade de adaptação a menor custo de alimentos para necessidades especiais. Como malefícios há o risco de certos produtos transgênicos causarem alergias.
Diante destes fatores, há uma necessidade de se estabelecer entre os cientistas e a sociedade uma comunicação clara e consciente. Como a ciência da biotecnologia tem avançado rapidamente a sociedade não está conseguindo absorvê-la eregulamentá-la na mesma velocidade. De tal forma que grande controvérsia se estabeleceu, estando a sociedade dividida entre aqueles que são a favor e aqueles que são contra. De outro lado se encontra a justiça, que sem leis específicas para julgamento, não tem conseguido compor os conflitos, principalmente devido a falta de informação em todos os níveis.
Além disso, temos a ética ambiental cujabase está na conscientização ambiental, no compromisso da preservação, qualidade de vida no confronto do que é ilegal e ético e moral.

2 PRODUÇÃO

Para se produzir um transgênico, o gene de interesse deverá ser incorporado ao material genético do organismo, em uma célula que dará origem ao individuo completo, contendo o novo gene em todas as suas células. Nas plantas, o fenômeno datotipotência que é a capacidade de uma única célula, geralmente uma célula tronco, se dividir e produzir todas as células diferenciadas no organismo, incluindo os tecidos extraembrionários. Por exemplo, o corte de uma planta pode ser usado para fazer com que toda planta cresça. Este fenômeno, que pode ser reproduzido in vitro por técnicas de cultura de tecidos, permitiu o desenvolvimento de diversastécnicas de introdução de genes.
Análises são realizadas para verificação da integração do novo gene no genoma do organismo e de sua eficiência de expressão. O transgênico deverá transmitir o novo gene inserido à descendência, logo organismos nos quais a inserção de gene exógeno se dê em regiões do genoma que comprometam seu desenvolvimento e reprodução serão inviáveis.
As sementes transgênicassão patenteadas pelas empresas que as desenvolveram.

3 LEGISLAÇÃO VIGENTE

No Brasil, segundo o artigo 225 da Constituição Federal Brasileira: "Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder público e à Coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras...
tracking img