Transfusao sanguinea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANFUSÃO SANGUINEA X TESTEMUNHA DE JEOVÁ




















SÃO PAULO
2010.


Introdução


A transfusão sanguinea é uma prática médica que consiste em injetar sangue a um paciente que tenha sofrido de grande perda ou que esteja afetado por uma doença no seu próprio sangue. A primeira transfusão de sangue foi efetuada em 15 de Junho de 1667. É um tipo de terapia quetem se mostrado muito eficaz em situações de choque, hemorragias ou doenças sanguineas.
Freqüentemente usa-se transfusão em intervenções cirúrgicas, traumatismos, hemorragias digestivas ou em outros casos em que tenha havido grande perda de sangue.
Durante algum tempo no passado muitas pessoas tinham receio de aceitar transfusão com medo de contraírem uma doença infecto-contagiosa. Hoje nãoprecisamos ter este tipo de preocupação, pois o sangue colhido de um doador assa por diversos testes antes de ser transfundido em um paciente.































Doação de Sangue



O doador não corre nenhum risco,já que são utilizadas para a coleta do sangue bolsas e agulhas estéreis descartáveis, isto é, utilizadas apenas uma vez.
Para doas sangue oindivíduo deve ter entre 18 e 0 anos, mais de 50 quilos. Estar de boa saúde, não toxicodependênte ou estar tomando certos medicamentos e realizar apenas “sexo seguro”. A doação deve ser voluntária e não remunerada, como maneira de evitar a doença de sangue doente.
Pessoas do grupo O em alguns casos especiais podem receber todos os tipos de sangue mas no caso de transfusão o ideal é o pacientereceba sangue do mesmo tipo sanguineo do seu.

Alternativas Atualmente Disponíveis

Muitos médicos têm reconhecido a posição contrária à transfusão de hemocomponentes por parte das Testemunhas de Jeová, incentivou a pesquisa de tratamentos alternativos, permitindo efetuar cirurgias complexas sem a necessidade de uso total de sangue e hemoterapia, técnicas que beneficiam tanto as Testemunhas deJeová quanto outros pacientes. Uma parte da comunidade médica, porem continua crítica em relação a opção religiosa, recusando-se a dar tratamento ou submeter a cirurgia a menos que seja permitida a transfusão sanguinea. Isto obriga estes pacientes a buscar tratamento em outros hospitais ou buscar um médico disposto a utilizar as diversas técnicas disponíveis para se evitar transfusões.

Expansoresde Volume


Usados para expandir e/ou manter o volume do sangue, evitando o choque hipovolêmico.
Quando a perda sanguinea leva a uma queda do nível de hemácias cujo fornecimento de oxigênio é inadequado mesmo com expansores de volume, faz-se necessário a transfusão sanguinea e/ou terapias de oxigênio.


Terapias de Oxigênio

Transporta o sangue pelo oxigênio, são divididas em duascategorias: perfluorocarbono e hemoglibina.
Perflurocarbono (PFC): pode transportar oxigênio, seu liquido não se mistura ao sangue. È misturado a antibióticos, vitaminas, nutrientes e sais produzindo uma mistura que contêm 80 componentes diferentes.
Hemoglobina: Para se usada ela e tratada por polimerização, encapsulação e ligação cruzada.
Atualmente muitos médicos tem reconhecido que a posiçãocontrária à transfusão de hemocomponentes por parte das Testemunhas de Jeová, incentivou a pesquisa de “tratamentos alternativos”, permitindo efetuar cirurgias complexas sem a necessidade do uso de sangue total e hemoterapia, usando-se técnicas que beneficiam muitos outros pacientes.




Condutas

Conduta Moral



“Os homens não se vinculam em seu agir apenas por valores de transcendência, mastambém se ligam por algo que está neles mesmos, ou então nos outros homens.” Max Weber

Muitas vezes praticamos atos que muitas vezes são ligados as nossas personalidades.
O que distingue a conduta moral é esta pertinência de estimativa ao próprio sujeito da ação. Quando o nosso comportamento se conforma a uma regra e nós recebemos espontaneamente, como regra autêntica e legitima de nosso...
tracking img