Transfusão sanguinea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1506 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A transfusão de sangue é uma pratica que consiste em injetar sangue a um paciente que tenha sofrido de grande perda ou que esteja por uma doença no seu próprio sangue.
Em algumas situações clinica, a transfusão pode representar a única maneira de se salvar uma vida ou melhorar rapidamente uma grave condição (manual técnico hemovigilancia).
Os efeitos benéficos das transfusões de sangue que sãoobservados desde o inicio do século XIX, período ao qual é atribuída a realização da primeira transfusão de sangue humano, foi atribuída a James Bludell,em 1818.

No final do século XIX, problemas com a coagulação do sangue e reações adversas continuaram a desafiar os cientistas. Quando foram tentadas transfusões sanguíneas de uma pessoa para outra, ocorreu em geral aglutinação imediata ouretarda com a hemólise das hemácias, resultando em típica reação de transfusão, que com frequência levava a morte (Guyton).
Pelo menos 30 antígenos comuns e centenas de outros antígenos raros cada um deles pode ocasionalmente causar reações antígeno-anticorpo foram encontrados nas células do sangue humano. Dos tipos particulares de antígenos tem maior probabilidade de causar reações nas transfusõessanguíneas. Eles são o sistema ABO e o sistema RH. Em 1901, o imunologista austríaco Karl Landsteiner descreveu os principais tipos de células vermelhas A,B,O e mais tarde o AB, onde foi possível se estabelecer quais eram os tipos de células compatíveis e que não causariam reações desastrosas, culminando com a morte do receptor. Após quatro décadas da descoberta do sistema ABO, foi identificadoo fator RH.


Sistema ABO-
Classifica o sangue segundo a presença ou ausência de antígenos (Ag) na superfície das hemácias. São esses antígenos (também chamados aglutinogênios por causarem, com frequência aglutinação das células sanguíneas), devido ao modo de herança desses aglutinogênios, as pessoas podem ou não ter qualquer um desses antígenos em suas células, podem ter apenas um oupodem ter ambos antígenos simultaneamente.
Os principais tipos sanguíneos ABO, são classificados normalmente em quatro principais tipos ABO, dependendo da presença de ou da ausência de dois aglutinogênios, os aglutinogênios A e B. Na ausência dos aglutinogênios A e B o sangue é do tipo O.
Quando somente o aglutinogênio do tipo B está presente o sangue é do tipo B. Na presença dos aglutinogênios Ae B, o sangue é do tipo AB.
Determinação genética d os aglutinogênios- Dois genes, um em cada cromossomo pareados, determinam o tipo sanguíneo ABO. Esses genes podem ser de qualquer um dos três tipos, mas somente de um em cada um dos dois cromossomos: o tipo O, o tipo A, ou tipo B. o gene do tipo O podem ser sem função de modo que não determina nenhum aglutinogênio do tipo O nas células, aocontrario, os genes dos tipos A e B determinam forte aglutinogênio nas células.
As suas possíveis combinações dos genes são referidas como os genótipos, e cada pessoa é um dos seus genótipos. A pessoa com genótipo OO não produz aglutinogênio, e, portanto seu tipo sanguíneo e O. A pessoa com genótipo AO ou AA produz aglutinogênio do tipo A e, portanto, tem sangue do tipo A. Os genótipos OB e BBproduzem sangue do tipo B, e o genótipo do tipo AB produzem sangue do tipo AB.

Tabela...............................................................................................................................................................................................................................................................................................
Tipos sanguíneos RH-O sistema RH também é importante para as transfusões sanguíneas. A principal diferença entre os sistemas ABO e o sistema RH é que pelo sistema ABO as aglutinas plasmáticas responsáveis pelas reações de transfusão se desenvolvem espontaneamente, enquanto , no sistema Rh quase nunca ocorrem aglutinas espontâneas. Ao invés disso, a primeiro a pessoa precisa ser exposta a um antígeno Rh, tal como...
tracking img