TRANSFORMAÇÕES MULTIESPECTRAIS E CÁLCULO DE REFLECTIVIDADE NO ERDAS IMAGINE 9.0

499 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM
Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento

TRANSFORMAÇÕES MULTIESPECTRAIS E CÁLCULO DE REFLECTIVIDADE NO ERDAS IMAGINE 9.0

Autor

Santa Maria, RS, Brasil
Junho de 2012
NDVI - Índice de Vegetação por Diferença Normalizada
Os índices de vegetação são resultados de transformações lineares do fator de reflectância obtido em duas ou mais bandas espectrais, por meio de soma, razão, diferença ou outra relação matemática que possa ser combinada (WIEGAND et al., 1991). Estas transformações geram uma nova imagem, denominada de índice de vegetação. O principal objetivo do índice de vegetação é fazer a discriminação entre o que é vegetação e não-vegetação.
Os índices de vegetação são relacionados a parâmetros biofísicos da cobertura vegetal, como a biomassa e índice de área foliar. Estes índices também têm a função de minimizar os efeitos de iluminação da cena, a declividade da superfície e a geometria de aquisição da imagem, os quais influenciam nos valores de reflectância da vegetação (PONZONI e SHIMABUKURO, 2007).
Além de realçar a vegetação, este índice detém a habilidade de minimizar os efeitos topográficos além de classificar áreas com solo exposto e presença de água.
Print Screen de como foi feito o NDVI no ERDAS IMAGINE

Imagem gerada

Transformação Tasseled Cap

Desenvolvida por Kauth e Thomas é uma transformação mais geral que a ACP mediante a qual se obtém diversos índices com significado físico concreto que constituirão as novas bandas da imagem. O procedimento tem base na evolução espectral dos cultivos ao longo de seu período vegetativo.
Analisando os componentes principais de variação dos ND dos píxeis das áreas cobertas por vegetação em um espaço tridimensional o caminho da nuvem de pontos no transcurso do tempo deixa um rastro que adquire a forma de uma toca (tasseled cap).

Print

Relacionados