TRANSFORMAÇÕES ECONOMICAS E SOCIAIS NO BRASIL DOS ANOS DE 1990 E SEU IMPACTO NO AMBITO DA FAMLIA

1345 palavras 6 páginas
Capitulo 3
TRANSFORMAÇÕES ECONOMICAS E SOCIAIS NO BRASIL DOS ANOS DE 1990 E SEU IMPACTO NO AMBITO DA FAMLIA

Toma-se como ponto de partida das mudanças econômicas e políticos em curso do Brasil, principalmente a partir de 1990 onde se redesenha um cenário social da pobreza e das mais diversas situações de precariedade.
Coloca-se como prioritário esclarecer o significado de voltar o olhar para o âmbito da família , olhando as formas de repercussão dos processos sociais e econômicos. Analisando o impacto de transformações econômicas e sociais nas condições de vida e da classe trabalhadora através de família onde se pode encontrar varias alternativas para superar situações precárias sociais.
A luta diária para suprir necessidades básicas, muitas vezes faz com que toda a família se mobilize para ajudar uns aos outros, muitas x através de trabalhos informais para algum tipo de renda complementar e outras tantas estratégias como construção de moradia e outras formas de solidariedade.
A família tem funções na sociedade capitalista, como unidade de renda e consumo, a fim de ganhar alguma renda e o acesso de bens simbólicos e materiais.
Para Telles (1992; 1996) a família é uma espécie de garantia ética, moral e material, caracterizada pela logica da destituição e privação de direitos, a família como elemento central para a vida, assim justifica-se diante da despolitização das questões afetadas a reprodução social dos trabalhadores, vislumbrando assim alguma possibilidade de inserção social.
Estudos apontam q através da família encontra-se chance de reconstruir, já que na família as formas são variadas as formas de inserção no mercado de trabalho os rendimentos ganham acesso a bens, serviços e politicas sociais.
A família põe em evidencia experiências de vida. O desemprego, o trabalho desqualificado e as remunerações insuficientes estruturam um cenário potencial de precariedade.
Na ultima década a família tornou-se o elemento central da intervenção das

Relacionados