Transformadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


No início do século XX, já tinha relatos de casos de transmissão de doenças infecto-contagiosas entre os profissionais de saúde, principalmente a hepatite B e a tuberculose. E mesmo com os avanços tecnológicos, os profissionais da área da saúde estão expostos aos agentes biológicos e aos acidentes com material perfuro-cortantes contaminados. Esses riscos devem ser controlados,avaliados e uma gestão de segurança deve ser implantada, através de adequação das instalações do ambiente de trabalho, capacitação técnica e ações preventivas, visando a minimização de possíveis danos à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente.

A adoção de medidas de segurança no manuseio de materiais biológicos já é realizada desde os anos 60. Nos anos 80, com o surgimento da Síndromeda Imunodeficiência adquirida (AIDS) foram estabelecidas normas universais para o manejo seguro de sangue e fluídos corporais ou materiais por eles contaminados. E todas essas medidas específicas, devem ser adotadas por estabelecimentos de assistência à saúde, juntamente com as normas nacionais e internacionais.
É considerável o número de acidentes com materiais perfuro-cortantes. O empregadordeve garantir um ambiente de trabalho com condições seguras, aplicando as devidas medidas à área de trabalho, orientar os trabalhadores quanto aos riscos e suas doenças e acidentes.
Nas lavanderias o processo de higienização das roupas são geralmente classificadas em seleção, acondicionamento, coleta e transporte da roupa suja utilizada nos diferentes setores do hospital; recebimento elavagem da roupa suja na lavanderia; secagem e calandragem da roupa limpa; separação e transporte da roupa limpa da lavanderia para os diversos setores do hospital; armazenamento e controle de estoque da roupa limpa nos setores do hospital. E ainda a confecção e o reparo das roupas. Na etapa de recebimento, onde ocorre a primeira separação é onde se encontra o risco com os perfuro-cortantes.Contudo, o presente trabalho não objetiva descrever as etapas de lavanderias, mas sim apresentar um meio coletivo para propiciar melhores condições de trabalho no setor de lavanderias, afim de eliminar os acidentes com perfuro-cortantes dos funcionários expostos, através da implantação de uma medida coletiva.





























2. OBJETIVO


Aproposta técnica para eliminação de acidentes com materiais perfuro-cortantes com adoção de medida coletiva em lavaderia hospitalar tem como objetivo, melhorar as condições de trabalho no setor de lavanderias para todos funcionários que ficam expostos, controlando melhor assim, o agente biológico no ambiente de trabalho e atendendo as normas.
Com a instalação de proteção coletiva, treinamentos euso adequado de EPI, pode-se diminuir os acidentes do setor, fazendo com que esses trabalhadores não fiquem expostos aos perfuro-cortantes.

























3. JUSTIFICATIVA





O presente trabalho foi desenvolvido visando à saúde dos trabalhadores que estão expostos aos materiais perfuro-cortantes, buscando uma melhoria e conforto para o setor delavanderia e avaliando as condições a qual os trabalhadores estão expostos.


Atendendo a Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977 e a Portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho que aprovou as NRs – Normas Regulamentadoras vem colocando as medidas a serem tomadas no ambiente de trabalho, que são: a adoção de medida coletiva e em seguida a individual, o Programa deControle Médico de Saúde Ocupacional, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e ocumprir o anexo vigente as Atividades e Operações Insalubres, Anexo nº 14.





















FUNDAMENTAÇÃO TEORICA


1. NORMAS VIGENTES NA ÁREA DA SAÚDE


O presente trabalho foi desenvolvimento com base nas legislações de segurança do trabalho vigentes do Pais, sendo...
tracking img