Transformadores e circuitos retificadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA.





Relatório de Eletrotécnica
Transformadores e Circuitos Retificadores.



Salvador
2013
INTRODUÇÃO
TRANSFORMADORES E CIRCUITOS RETIFICADORES
O transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro e elevar ou diminuir tensões e correntes. Existemtransformadores de diversos modelos, cada um com uma finalidade específica. Este equipamento vem sendo aplicado nos diversos ramos da eletrônica, como nos circuitos de geração, transmissão e distribuição de energia.
Um transformador é formado basicamente por um núcleo comum e dois enrolamentos: um primário que recebe a tensão de entrada, e outro secundário cuja saída fornece a tensão transformada. Seuprincípio de funcionamento baseia-se no fenômeno da indução eletromagnética definida nas leis de Faraday e Lenz.
Outro elemento responsável por adaptar tensão ou corrente ao circuito é o retificador. Este dispositivo propicia que uma tensão ou corrente alternada seja retificada, transformando-a, assim, em contínua. Existem vários tipos e processos de retificação, sendo o mais comum e simples atransformação de uma corrente senoidal em contínua. Para que este fenômeno ocorra faz-se o uso de um componente eletrônico chamado de diodo.
O diodo é um dispositivo que deixa a corrente circular em um sentido (o da seta do diagrama) e bloqueia o fluxo de corrente no sentido inverso, esta propriedade é chamada de propriedade retificadora do diodo.
Utilizando as bases teóricas estudadas em sala, aprática será realizada com a finalidade de compreendermos o funcionamento básico destes dois elementos citados acima. Explorando suas funções e aplicando os conhecimentos ainda imaturos a respeito de eletricidade e seus fenômenos.

OBJETIVOS
- Observar o funcionamento de um transformador abaixador de tensão, identificando seus enrolamentos (primário e secundário).
- Verificar e avaliar ocomportamento de uma onda variante (corrente e tensão alternada), quando esta é submetida a circuitos retificadores de meia onda e de onda completa - Trafo com center tap.
- Verificar e avaliar o comportamento da onda pulsante que se torna aproximadamente contínua, quando esta passa por um filtro capacitor.

PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAIS UTILIZADOS
* Transformador de 6V.
* Multímetro.
*Placa de ensaio/ Protoboard.
* Osciloscópio.
* Diodos.
* Capacitor eletrolítico.
* Fios condutores.
* Chave de fenda.
* Alicate.
PROCEDIMENTOS
Sabendo que os transformadores são constituídos de dois enrolamentos, um denominado primário e o outro denominado secundário, antes do inicio da operação com esses equipamentos é necessário a identificação dos mesmos. Assim, paraidentificá-los, ainda com o circuito desligado da fonte de tensão, com a ajuda do multímetro digital medimos as resistências elétricas em ambos os lados, obtendo os seguintes resultados:

R1=108,4Ω.
R2=170,0Ω.
R3=R4=1,5Ω.
Como a resistência elétrica é dada pela relação entre a tensão e a corrente, quanto maior é o valor da tensão, maior é a resistência e quanto menor é esse valor, menor é aresistência, logo são grandezas diretamente proporcionais, enquanto que a corrente é inversamente proporcional à mesma.
Então, como a resistências R1 e R2 são maiores do que as R3 e R4, a ddp entre os fios preto, marrom e vermelho é maior do que a ddp entre os fios azul, branco e azul (ddp igual). Também, tendo o conhecimento de que o transformador do circuito é um abaixador de tensão de 6V,conclui-se que o lado esquerdo do transformador (onde se encontram os fios preto, marrom e vermelho), cuja tesão é maior, é o primário, enquanto que o lado direito (onde se encontram os fios azul, branco e azul), cuja tensão é menor, é o secundário.
Depois de identificado os lados do transformador (primário e secundário), o mesmo foi ligado a uma fonte de 127V no primário. Medindo com o multímetro...
tracking img