Transformadores paralelos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PARALELO DE TRANSFORMADORES TRIFÁSICOS Quando temos por exemplo um transformador ligado a um barramento que alimenta um receptor de 50 KVA, se este receptor aumentar a procura de potência para 100KVA, necessitaremos de instalar outro transformador de 50 KVA para fazer face à nova procura. Este ligar-se-á em paralelo com o anterior e a potência será novamente suficiente para alimentar o receptor.Unem-se os primários às barras de alimentação, e unem-se os secundários às barras de distribuição ou saída. Mas, para se poder fazer esta ligação em paralelo têm de se cumprir certas condições: 1. 2. 3. 4. 5. Igualdade de tensões e relação de transformação. Igualdade de desfasamento dos diagramas vectoriais (do secundário em relação ao primário). Igualdade de sequência. Igualdade de tensões decurto-circuito. Uma relação de potência compatível.

Então, se se cumprirem estas cinco condições, pode-se efectuar o paralelo de dois ou mais transformadores. Análise de cada uma das condições 1. Igualdade de Tensões e relação de transformação:

Por estarem unidos os primários e os secundários torna-se lógico que as tensões primárias e secundárias devam ser iguais, pois se assim não fosse umtransformador alimentaria o outro. Não basta que a relação de transformação seja igual, devem também ser iguais as respectivas tensões. Por exemplo: um transformador de 1000V/100V e outro de 100V/10V Têm igual relação mas não é possível ligar um primário de 1000V com outro de 100V. Igualdade de tensões primária e secundária implica igual relação de transformação mas igual relação não implica iguaistensões primárias e secundárias. Se não se cumprir esta condição aparecem, logo em vazio, elevadas correntes de circulação entre os transformadores. Não é conveniente que estas correntes atinjam mais do que 10% das correntes nominais. A corrente de circulação dá origem a uma potência circulante, também chamada potência de compensação, cujo principal efeito, é o de aumentar a carga no transformadorde maior tensão secundária, podendo sobrecarregá-lo. 1

2.

Igual desfasamento de diagramas vectoriais (do secundário em relação ao primário)

A condição fundamental para que os transformadores possam trabalhar em paralelo, é que os terminais a juntar entre si se encontrem em todos os instantes ao mesmo potencial. Já conhecemos a ligação em triângulo e em estrela, vejamos agora a ligação emZig-Zag mas antes interpretemos as ligações e os diagramas vectoriais correspondentes. Y = alta tensão y = baixa tensão D = "alta tensão" d = "baixa tensão”

Se dividirmos o enrolamento em duas partes podemos efectuar a ligação em Zig-Zag

Z = alta tensão z = baixa tensão

Unimos metade de uma coluna do primário com outra metade de outra coluna e assim sucessivamente

2

Estes esquemasrepresentam apenas um lado do transformador, e são as principais formas de ligar o enrolamento primário e/ou o secundário. Assim um transformador pode ter ligação em Y/∆, Y/Y, ∆/∆, Y/Z, etc., sendo várias as combinações possíveis e existindo ainda outras mais; como sejam o enrolamento hexafásico, que consta de um triângulo duplo. A forma como é efectuada a ligação do neutro numa estrela,determina o respectivo diagrama vectorial, dado que a ligação em estrela apenas admite duas formas de realização, já as ligações em triângulo e em Zig-Zag admitem quatro formas de ligação cada uma. Cada uma destas possibilidades, quando aplicadas ao primário e ao secundário, origina uma determinada polaridade e um determinado desfasamento. Para designar o tipo de ligação usa-se uma letra maiúscula para atensão mais elevada e uma letra minúscula para a tensão mais baixa. O ângulo de desfasamento corresponde ao ângulo que formam o ponteiro da horas e o ponteiro dos minutos de um relógio, a determinada hora. Tomando como referência as 12 horas como 0°. Fica assim designado com duas letras e um número, o "grupo" ao qual pertence o transformador. Por exemplo, um transformador ligado em triângulo no...
tracking img