TRANSFORMADORES PARA INSTRUMENTOS

547 palavras 3 páginas
TRANSFORMADORES PARA INSTRUMENTOS – TP / TC

MANAUS-AM
2015
EDIMILSON DOS SANTOS ASSUNÇÃO 12130060
GABRIEL RODRIGUES 13057227
KELLITON SANTOS TAVARES 11128186

TRANSFORMADORES PARA INSTRUMENTOS – TP / TC

Trabalho realizado para obtenção de nota parcial na disciplina Proteção de Sistemas de Energia Elétrica, ministrada pelo Prof. Msc. Kleber Santana.

MANAUS-AM
2015
TRANSFORMADORES PARA INSTRUMENTOS

A função dos transformadores para instrumentos é retratar as condições reais de um sistema elétrico com fidelidade necessária. Para isto, reduzem módulo da grandeza a ser medida sem alterar sua natureza, forma ou frequência.
Os transformadores para instrumento possuem ainda uma outra função importante: a de desacoplar (isolar) o circuito primário do secundário, ou seja, não há conexão elétrica entre o primário e o secundário. A transferência de informação entre esses dois circuitos ocorre em nível eletromagnético. Há basicamente dois tipos de transformadores de instrumento: os transformadores de potencial (TP) e os transformadores de corrente (TC).
Porém, podemos encontrar ainda: transformadores de potencial capacitivos (TPC), transformadores de potencial ópticos (TPO); divisores de potencial resistivos; transformadores de corrente ópticos (TCO); transdutores lineares a bobina de Rogowski, autotransformadores de defasamento (ATD). Neste capítulo trataremos somente sobre os TP e TC clássicos.

O TRANSFORMADOR DE POTENCIAL (TP)
Algumas características importantes:
Finalidade - reproduzir a tensão primária em seu secundário, com amplitude reduzida e com os sinais primário e secundário desacoplados entre si;
Instalação -pode ser externa ou interna (abrigada);
Alimenta a instrumentação de medição, proteção e controle;
Representação da relação de transformação, exemplo: RTP = 13800 - 115V, ou RTPnominal = 120:1;
A polaridade é representada como um transformador comum de polaridade subtrativa.

Relacionados