Transformador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A energia elétrica, produzida em grande quantidade nas usinas, precisa ser transmitida até os centros consumidores e, por sua vez, distribuída a cada consumidor. Portanto, em um sistema de geração, transmissão e distribuição costumam existir grandes e pequenos fluxos de energia.
No transporte de energia elétrica, a transmissão ocorre em alta tensão a potencia é constante acorrente é reduzida para evitar as perdas por efeito joule, o que é facilmente realizado, em circuitos de corrente alternada, através de transformadores.

2. SURGIMENTO DOS TRANSFORMADORES
Michael Faraday foi um físico e químico inglês, sendo considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos. Suas contribuições mais importantes e seus trabalhos mais conhecidos estão ligados àfenômenos da eletricidade, eletroquímica e do magnetismo, e diversas outras contribuições muito importantes na física e na química.
Na física, foi um dos primeiros a estudar as conexões entre eletricidade e magnetismo. Em 1821, logo após Oersted ser o primeiro a descobrir que a eletricidade e o magnetismo eram associados entre si, Faraday publicou seu trabalho que chamou de "rotação eletromagnética"(princípio por trás do funcionamento do motor elétrico). Em 1831, Faraday descobriu a indução eletromagnética, o princípio por trás do gerador elétrico e do transformador elétrico.
Os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo, ou seja, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday, Neumann eLenz, no qual, afirma que é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.

3. LEI DE FARADAY, NEUMANN E LENZ
4.1. LEI DE FARADAY
Quando o condutor é um circuito fechado, como no caso de uma espira que semovimenta no interior de um campo magnético, teremos o surgimento de uma corrente elétrica nesse condutor. Essa corrente é denominada corrente induzida.
Faraday introduziu o conceito de Fluxo de Indução ou Fluxo Magnético: imagine as linhas de campo magnético atravessando a área A de uma superfície. Ao aumentarmos o número de linhas que atravessam essa superfície, aumentaremos o fluxo de indução.Obviamente, ao diminuirmos o número de linhas também diminuiremos o fluxo de indução.
A variação do campo magnético - e a consequente variação no fluxo de indução numa espira - podem ser obtidas variando-se: (a) a área abraçada pela espira, (b) a intensidade do campo magnético (que pode ser obtida aproximando-se ou afastando-se o ímã em relação à espira) ou (c) a inclinação da espira em relação àslinhas de campo magnético que a atravessam.
A lei de indução de Faraday afirma que a corrente elétrica induzida na espira é devida à variação do fluxo magnético que ocorre através da espira.
Podemos representar matematicamente essa lei da seguinte forma:
∅=B.A CosƟ
Onde, ∅ representa o fluxo das linhas de campo magnético através de uma superfície; B representa a intensidade do campomagnético; A representa a área da superfície atravessada pelas linhas de campo magnético; e Ɵo ângulo formado entre a normal à superfície atravessada e as linhas de campo.
Essa relação matemática nos mostra que, quando as linhas de campo forem paralelas à espira, o fluxo será nulo, já que nesse casoθ=90° e Cos=90° (as linhas de campo são perpendiculares à normal ao plano da espira). Isso significa quenenhuma linha de campo atravessa a espira.
No Sistema Internacional de Unidades (SI), o fluxo das linhas de campo magnético tem como unidade o weber (W), sendo que 1W = 1T.m2. Essa unidade recebeu esse nome em homenagem ao físico alemão Wilhelm Weber (1804-1891).

4.2. LEI DE LENZ
O físico russo Heinrich Friedrich Lenz, estudando a lei de indução de Faraday, enunciou em 1834 a lei que...
tracking img