Transformador de corrente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

1 INTRODUÇÃO

Transformadores de corrente, também chamados de transformadores de instrumentos (abreviadamente TC ou TI) são equipamentos que permitem aos instrumentos de medição e proteção funcionarem adequadamente sem que seja necessário possuírem correntes nominais de acordo com a corrente de carga do circuito ao qual são ligados.

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO
Um transformador de corrente é umdispositivo que reproduz no seu circuito secundário, a corrente que circula em um enrolamento primário com sua posição vetorial substancialmente mantida, em uma proporção definida, conhecida e adequada. Os transformadores de corrente, utilizados em aplicações de alta tensão (situações essas onde circulam, frequentemente, altas correntes), fornecem correntes suficientemente reduzidas e isoladas docircuito primário de forma a possibilitar o seu uso por equipamentos de medição, controle e proteção. Na sua forma mais simples, eles possuem um primário, geralmente poucas espiras, e um secundário, no qual a corrente nominal transformada é, na maioria dos casos, igual a 5 A. Dessa forma, os instrumentos de medição e proteção são dimensionados em tamanhos reduzidos com as bobinas de correnteconstituídas com fios de pouca quantidade de cobre. Os transformadores de corrente são utilizados para suprir aparelhos que apresentam baixa resistência elétrica, tais como amperímetros, relés de indução, bobinas de corrente de relés diferenciais, medidores de energia, de potência etc. Os TC's transformam, através do fenômeno de conversão eletromagnética, correntes elevadas, que circulam no seuprimário, em pequenas correntes secundárias, segundo uma relação de transformação. A corrente primária a ser medida, circulando nos enrolamentos primários, cria um fluxo magnético alternado que faz induzir as forças eletromotrizes Ep e Es, respectivamente, nos enrolamentos primário e secundário. Dessa forma, se nos terminais primários de um TC, cuja relação de transformação nominal é de 20, circular umacorrente de 100 A, obtém-se no secundário a corrente de 5A , ou seja : 100/20 = 5A.

1.2 OBJETIVOS 1.2.1 Objetivo Geral
Demonstrar o princípio básico de funcionamento dos transformadores de corrente e a sua correta aplicação nos diversos circuitos elétricos.

2

1.2.2 Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do trabalho são:

a) Realizar pesquisa bibliográfica sobre ostransformadores de corrente; b) Buscar exemplificar o uso dos transformadores de corrente citados abaixo e sua aplicabilidade
prática;

1.3

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A elaboração deste trabalho foi feita basicamente por meio de pesquisa bibliográfica em livros

e dados digitais em sites relacionados ao assunto. Foi feita também uma revisão teórica em alguns trabalhos que incluam o tema desteestudo.

3

2 TIPOS CONSTRUTIVOS DE TRANSFORMADORES DE CORRENTE

Os transformadores de corrente são classificados de acordo com o modelo do enrolamento primário, já que o enrolamento secundário é constituído por uma bobina com derivações (taps) ou múltiplas bobinas ligadas em série e/ou paralelo, para se obter diferentes relações de transformação. Podem ser construídos de diferentes formas e paradiferentes usos:

2.1 TC tipo Barra
É aquele cujo enrolamento primário é constituído por uma barra fixada através do núcleo do transformador, conforme mostrado abaixo.

Figura 1 – TC Tipo Barra

2.2 TC tipo enrolado
É aquele cujo enrolamento primário é constituído de uma ou mais espiras envolvendo o núcleo do transformador, conforme ilustrado abaixo.

Figura 2 – TC Tipo Enrolado

42.3 TC tipo janela
É aquele que não possui um primário fixo no transformador e é constituído de uma abertura através do núcleo, por onde passa o condutor que forma o circuito primário, conforme abaixo.

Figura 3 – TC Tipo Janela

2.4 TC tipo bucha
É aquele cujas características são semelhantes ao TC do tipo barra, porém sua instalação é feita na bucha dos equipamentos (transformadores,...
tracking img