Transformador de corrente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transformadores de instrumento


TIPOS


• Transformadores de Potencial- TP
• Transformadores de Corrente- TC


Finalidade


• Fornecer alimentação elétrica a reles ou medidores com intensidades de corrente(TC) ou voltagem(TP) proporcionais às existentes no circuito de potência.
• Prever isolação da alta tensão tanto para proteção pessoal como para os equipamentos:(reles, medidores).
• Reduzir níveis de corrente e de tensão, tornando reles e medidores de fabricação compacta reduzindo custos.



Transformadores de Corrente

INTRODUÇÃO

Os transformadores de corrente são equipamentos que permitem aos instrumentos de medição e proteção funcionarem adequadamente sem que seja necessário possuírem correntes nominais de acordo com a corrente de cargado circuito ao qual são ligados. Na sua forma mais simples, eles possuem um primário, geralmente poucas espiras, e um secundário, no qual a corrente nominal transformada é, na maioria dos casos, igual a 5 A. Dessa forma, os instrumentos de medição e proteção são dimensionados em tamanhos reduzidos com as bobinas de corrente constituídas com fios de pouca quantidade de cobre.

Os transformadoresde corrente são utilizados para suprir aparelhos que apresentam baixa resistência elétrica, tais como amperímetros, relés de indução, bobinas de corrente de relés diferenciais, medidores de energia, de potência etc.

Os TC's transformam, através do fenômeno de conversão eletromagnética, correntes elevadas, que circulam no seu primário, em pequenas correntes secundárias, segundo uma relação detransformação.

A corrente primária a ser medida, circulando nos enrolamentos primários, cria um fluxo magnético alternado que faz induzir as forças eletromotrizes Ep e Es , respectivamente, nos enrolamentos primário e secundário.

Dessa forma, se nos terminais primários de um TC, cuja relação de transformação nominal é de 20, circular uma corrente de 100 A, obtém-se no secundário a corrente de5A , ou seja : 100/20 = 5A.

CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS

Os transformadores de corrente podem ser construídos de diferentes formas e para diferentes usos, ou seja:

1- TC tipo Barra
É aquele cujo enrrolamento primário é constituído por uma barra fixada através do núcleo do transformador, conforme mostrado abaixo.




[pic]
2- TC tipo enrrolado
É aquele cujoenrrolamento primário é constituído de uma ou mais espiras envolvendo o núcleo do transformador, conforme ilustrado abaixo.
[pic]


3- TC tipo janela
É aquele que não possui um primário fixo no transformador e é constituído de uma abertura através do núcleo, por onde passa o condutor que forma o circuito primário, conforme abaixo.
[pic]








4- TC tipo bucha
Éaquele cujas características são semelhantes ao TC do tipo barra , porém sua instalação é feita
na bucha dos equipamentos ( transformadores, disjuntores, etc.), que funcionam como enrrolamento primário, de acordo como mostrado abaixo.
[pic]






5- TC de núcleo dividido
É aquele cujas características são semelhantes às dos tipo janela , em que o núcleo pode serseparado para permitir envolver o condutor que funciona como enrrolamento primário, conforme mostrado abaixo.
[pic]




6- TC com vários enrrolamentos primários
É aquele constituído de vários enrrolamentos primários montados isoladamente e apenas um enrrolamento secundário, conforme abaixo.
[pic]


7- TC com vários núcleos secundários
É aquele constituído de dois ou maisenrrolamentos secundários montados isoladamente , sendo que cada um possui individualmente o seu núcleo, formado, juntamente com o enrrolamento primário, um só conjunto, conforme se na figura abaixo.
Neste tipo de transformador de corrente , a seção do condutor primário deve ser dimensionado tendo em vista a maior das relações de transformação dos núcleos considerados.


[pic]...
tracking img