Transformacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSFORMAÇÃO






















Ipatinga
Novembro, 2012
1) Dicionário: Significado de Transformação
S.f. Ação de transformar ou transformar-se.
Mudança de forma; metamorfose: a transformação da crisálida em borboleta.
Sinônimos de Transformação
Sinônimo de transformação: metamorfose, mudança, mutação e transmutação

Jurídico: A transformação é a operação pelaqual a legislação societária permite que a sociedade mude, altere ou modifique o seu tipo societário (Lei n º 6.404/76, art. 220).

2) Legislação que regulamenta
O ato de transformação obedecerá sempre às formalidades legais relativas à constituição e registro do novo tipo a ser adotado pela sociedade (Lei nº 6.404/76, art. 220, parágrafo único).

3) Casos Famosos de acordo com a temática dogrupo
Porto de Suape vai se transformar em S/A
Medida agiliza captação de recursos, abre espaço para novos sócios e pode beneficiar polos naval e de petróleo e gás.
Alexa Salomão, de Ipojuca (PE)

Texto:

Poucos portos brasileiros sofreram transformações tão profundas nos últimos anos quanto o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, no estado de pernambuco. Após quase 30 anos deostracismo, Suape tornou-se um dos portos mais dinâmicos e modernos do País. O número de navios que atracam em seus cais praticamente dobrou nos últimos cinco anos e tende a crescer ainda mais. A previsão é que a movimentação de cargas aumente em 20% neste ano. O porto também está entre os que mais atraem empreendimentos. Neste momento, os investimentos previstos para a instalação de 37 novasempresas, entre as 100 já existentes, somam US$ 17 bilhões. Para dar suporte ao crescimento e acomodar um número ainda maior de empreendimentos no futuro, Suape buscou inspiração na Europa para também modernizar sua estrutura jurídica e acionária.
Jorge Luiz Bezerra
Sidney Aires, vice-presidente de Suape: "nosso volume de carga vai ser triplicado quando a refinaria entrar em operação"
Atualmente ocomplexo é uma empresa pública com 100% do capital controlado pelo governo do estado de Pernambuco. A ideia em gestação é transformá-lo em sociedade anônima de capital fechado. A mudança permitirá que Suape receba sócios e passe a operar como empresa de capital misto, ainda controlada pelo estado, mas com a participação de outros sócios. Entre as empresas que já manifestaram interesse em entrarem uma eventual sociedade está a Petrobras, que tem grandes investimentos em Suape. A mudança jurídica agilizaria a contratação de empréstimos e permitiria alternativas de capitalização só liberadas a S/As, como a emissão de debêntures. “O estado não abre mão de ser o controlador do complexo”, diz Sidney Aires, vice-presidente de Suape. “Mas vamos investir num modelo diferenciado e moderno quebusca flexibilizar e agilizar a capitalização de Suape.”
A fonte de inspiração para a mudança é o Porto de Rotterdam, na Holanda, o maior da Europa e um dos mais importantes do mundo. Rotterdam é uma S/A controlada pela prefeitura. Há dois anos, Rotterdam presta consultoria a Suape e neste ano entrega uma proposta para o novo plano diretor do complexo que inclui essa e outras sugestões. Se a criaçãoda S/A vingar, Suape vai implantar no País um novo modelo para o setor. “Hoje, não existe nada parecido com isso em portos públicos brasileiros”, diz Rui Botter, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, especialista em portos. Ímã para atrair fornecedores .
A transformação de Suape em S/A busca, acima de tudo, fortalecer o projeto Suape Global - que, como nome explica, querabrir as portas do mundo para o porto pernambucano. O projeto prevê a criação de polos de produção para as indústrias naval e de petróleo a partir de uma trinca de grandes empreendimentos: o Estaleiro Atlântico Sul, que já está construindo o primeiro navio, a Petroquímica Suape e a Refinaria Abreu Lima, os dois últimos em fase de implantação. As três empresas são consideradas “estruturadoras” -...
tracking img