Transformações na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Grandes mudanças na educação infantil

Este trabalho fundamenta-se em trazer algumas considerações acerca de como na educação infantil houve grandes mudanças na Educação Infantil nos últimos anos.O processo de transformação e aquisição de uma nova identidade para as instituições que trabalham com crianças foi muito difícil. Durante esse processo surge uma nova concepção de criança, totalmentediferente da visão tradicional. Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, quase invisível, hoje ela é considerada em todas as suas especificidades, com identidade pessoal ehistórica.
Essas mudanças originaram-se de novas exigências sociais, conferindo à criança um papel de investimento futuro, esta passou a ser valorizada, portanto o seu atendimento teve que acompanhar osrumos da história. Sendo assim, a concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás.
Hoje a contribuição do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil éde suma importância, pois pretende orientar as ações em busca de qualidade de formação das crianças.
Por maior estranheza que se cause a humanidade nem sempre viu a criança como um ser emparticular, e por muito tempo a tratou como um adulto em miniatura, assim que pudesse realizar algumas tarefas, esta era inserida no mundo adulto, sem nenhuma preocupação em relação à sua formação enquanto umser específico, sendo exposta a todo tipo de experiência. Hoje, a criança é vista como um sujeito de direitos, situado historicamente e que precisa ter as suas necessidades físicas, cognitivas,psicológicas, emocionais e sociais supridas, caracterizando um atendimento integral dessa forma integrado a criança em nosso meio.
Assim, a concepção da criança como um ser particular, com característicasbem diferentes das dos adultos, e contemporaneamente como portador de direitos enquanto cidadão, é que vai gerar as maiores mudanças na Educação Infantil, tornando o atendimento às crianças de 0 a...
tracking img