Transformações na educação durante arevolução burguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO DURANTE A REVOLUÇÃO BURGUESA

RESUMO

Ao final do século XVIII o mundo passava por grandes transformações, uma delas a Revolução Burguesa, destacamos as revoluções que aconteceram na educação, pensadores e pensamentos que transformaram este período. A burguesia cresce e no período do renascimento, as sociedades têm grande interesse pela educação. A burguesia de modoespecial tem interesse pela educação, para que seus filhos tomassem frente à política e aos seus negócios. Com o descontentamento da classe dos trabalhadores, aconteceram muitos conflitos entre burgueses e proletariados. Começa aí a influência da burguesia na educação, surgem pensadores como Rousseau e Kant que através de seus escritos revolucionam a pedagogia fazendo com que ainda hoje seusestudos sejam questionados e estudados.

Palavras-chave: Revolução Burguesa. Educação. Pedagogia.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo fazer breve estudo sobre a revolução burguesa com enfoque na educação, movimentos, pensadores e filósofos que se destacaram no período bem como suas obras e influências.

2 REVOLUÇÕES BURGUESAS

2.1 CONTEXTO HISTÓRICO

A revoluçãoburguesa foi um processo de longa duração que propiciou, até sua irrupção e desmoronamento da antiga sociedade, um largo período histórico de lutas de classes. Envolve grandes transformações sócio-econômicas, políticas e culturais e é marcada por uma série de rupturas, movimentos e acontecimentos fundamentais e singulares. Pode-se dizer que o processo das revoluções burguesas, em geral, destacou-sepor fases distintas e acontecimentos ou episódios cruciais. A burguesia acupava um papel secundário na sociedade do século XVII, período este, em que explodiram as revoluções burguesas culminando com a chegada da máquina à vapor. Neste período destacou-se a Revolução Gloriosa na Inglaterra. Pelo mundo inteiro ecoavam gritos de emancipação, destacando-se a Independência dos Estados Unidos (1776). NaEuropa A Revolução francesa (1789). A educação neste momento começa a ver vista de outra maneira, torna-se mais acessível, vista pelos capitalistas como uma forma de dominação. As escolas eram extremamente literárias e pouco científicas, poucas escolas, professores mal qualificados e com baixa remuneração. Frequentemente abusavam de castigos físicos e psicológicos. As universidades mantinham oensino escolástico.

Segundo Aranha (2006, p.174) “apesar dos projetos de estender a educação a todos os cidadãos, prevaleceu o dualismo escolar, ou seja, uma escola para o povo e outra para a burguesia”.

2.2 O PENSAMENTO ILUMINISTA

As reflexões pedagógicas tiveram grande destaque na política educacional, focada no esforço para tornar a escola leiga . .Surgem três tendênciasfundamentais: os enciclopedistas, o naturalismo de Rousseau e a pedagogia idealista de Kant. Destacam-se também os filósofos: Diderot, D’Alembert, Voltaire, Rousseau e Helvetius.

2.3 A PEDAGOGIA DE ROUSSEAU

Rousseau nasceu em 1712 em Genebra na Suíça e morreu em 1778 aproximadamente, abandonou a terra natal aos 16 anos, teve uma vida muito conturbada em parte por seu espírito aventureiro etambém devido a perseguições religiosas. Em Paris conviveu com enciclopedistas e se tornou amigo de Dirot. Suas principais obras foram: Discurso sobre a origem da desigualdade Social entre os homens, Do contrato social e Emílio ou da educação.

Ocupou lugar de destaque na filosofia política, suas obras antecederam as idéias da revolução francesa. Suas teorias sobre educação não ficaramrestritas apenas ao século XVIII. Seus pensamentos foram um marco na pedagogia contemporânea. Fez diversas críticas ao absolutismo. Elaborou os fundamentos da doutrina liberal.

Rousseau defendia o estado de bondade humana, segundo Aranha (2006, p.1770) pois “O homem nasce livre e por toda parte encontra-se a ferros”.

Para Rousseau o cidadão não escolhe os representantes a quem...
tracking img