Transformações dos minerais sob alteração de temperatura nas câmaras magmáticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Quando analisado a composição de uma rocha, podemos classifica-la a partir dos minerais que a contém, porém visualizar a estrutura anterior a isto é importante para entender o processo que leva o surgimento de tais rochas.
Surge aí um ciclo entre a formação de magma, formação de nova rocha e futuramente a formação de novo magma, tendo os minerais grande papel na formação de cada um, poissão deles a sua derivação.
Mas a transformação de cada mineral é possível a partir da alteração de temperatura e pressão, que baseados nos estudos de Bowen dão a compreensão necessária de que seu surgimento não são num geral aleatórios e sim ordenados.
Introdução
É importante antes de iniciarmos a explicação do surgimento dos minerais a partir das rochas ígneas, a formação e comportamentodas próprias rochas, visto que o surgimento dos minerais envolvidos ter originalmente a mesma composição da rocha fundida (magma).
Entender que há diferentes formações de rochas é importante, pois existem as rochas intrusas, que são formadas sob superfície da terra após o resfriamento do magma vindo das câmaras magmáticas (chamadas de plútons) e as extrusivas, que são formadas de fluxos de lava eerupções de matérias piroclásticos resfriados.
Estas duas distinções vão formar também minerais distintos, pois há também a variação de sua composição química.
O magma formador de ambas é abundante em Si, porém há diferenças quantitativas do mesmo em cada tipo de rocha ígnea. O magma que se resfria sob a superfície da terra, é mais rico em Si, portanto tem mais cadeias de SiO2. Já a lava quesurge em frestas terrestres e vulcões, tem menor quantidade de SiO2, logo terá as ligações químicas quebradas com mais facilidade e assim também serão expelidas com mais facilidade da câmara magmática.
Entre as alterações de composição do magma, foi determinada uma classificação para as suas características. Chama-se ultrabásico os compostos com menos de 45% de Si, básico os que têm entre 45 e 52%de Si, intermediário o magma com 53 e 65% e ácido os compostos com mais de 65% de Si.
Entre tal classificação, N. L. Bowen estabeleceu uma ordem evolutiva para o surgimento de minerais a partir do resfriamento do magma originário da rocha a ser formada. Vale ressaltar também que entre os compostos do magma estão: Fe, Mg, Ca, Na, K, Al entre outros de menor quantidade.

Surgimento de minerais apartir de rochas ígneas
Com o magma formado a partir de rochas fundidas, a substância tende a seguir o caminho para a superfície terrestre, onde a pressão diminui, juntamente com a temperatura, o que desencadeia o resfriamento de tal material fundido e a cristalização dos minerais formadores do magma.
Dentro da cadeia de Bowen são estabelecidos dois processos que ocorrem paralelamente, chamadosde descontinuo e contínuo.
Na série descontinua é possível notar a formação de minerais a partir de outros minerais já formados, não tendo assim uma continuidade no processo. A variação de temperatura é importante neste processo, pois determina quais minerais serão cristalizados primeiro. A Olivina [(Mg,Fe)2 SiO4 ] é a primeira desta sequência, o magma remanescente rico nos demais elementos doqual é composto, se funde a olivina é formada, o transformando em piroxênio. A sequência gerada a partir daí segue o mesmo mecanismo, onde ao atingir uma temperatura onde é possível a cristalização do metal, o magma remanescente se funde ao mineral formado o modificando. A sequência formada na série descontínua segue conforme o gráfico abaixo:
TEMPERATURA
TEMPERATURA

Figura 1: Série de reaçãode Bowen (Descontínua)
A série que é gerada simultaneamente a descontínua, é a série contínua, onde não há em sua composição os elementos Fe e Mg, gerando assim a cristalização primeiramente de um plagioclásio rico em Ca que sofre alteração em sua composição e a porcentagem deste elemento sendo substituída pelo Na. A falta de geração de um mineral específico para a formação de outro é o que...
tracking img