Conjugação do trabalho e do capital para transformar a matéria-prima em bens de produção e consumo
Uma indústria é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matéria-prima em outrosprodutos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal,manufatureira ou fabril.
O processo de produção industrial é também conhecido como setor secundário, em oposição à agricultura (setor primário) e ao comércio e serviços (setor terciário), de acordo com aposição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo. Hoje em dia o processo industrial é capitaneado pelas multinacionais.
Indústria de bens de produção ou indústria de base é todaindústria que trabalha com matéria-prima bruta transformando-a em matéria-prima para outras indústrias. Exemplo: indústria siderúrgica e petroquímica.
Indústria de bens intermediários ou de bens decapital (tipo de indústria de base) é aquela que tem como principal função equipar indústrias de outros tipos, em especial indústrias do setor terciário (indústria de bens de consumo ou leve). Produzautopeças, ferramentas, máquinas, entre outros produtos. Como exemplo de algumas indústrias equipadas pela indústria de bens intermediários, temos: fábricas de tornos (equipa indústrias mecânicas,indústrias de ponta (ex: produção de CD), indústrias de bens de consumo (duráveis ou não-duráveis).
Indústria de bens de consumo é aquela que produz artigos para o grande mercado consumidor (população emgeral). Ex.: indústria têxtil, indústria alimentar. A indústria de bens de consumo aparece como indústria leve.
Indústria é definida como a conjugação do trabalho e do capital para transformar amatéria-prima em bens de produção e de consumo, sendo que sem ela, seria impossível o abastecimento das necessidades da sociedade moderna com os bens necessários para o dia-a-dia.
Antes da sua... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Transformação materia prima em bens de consumo e produção. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Transforma%C3%A7%C3%A3o-Materia-Prima-Em-Bens-De/98221.html

MLA

"Transformação materia prima em bens de consumo e produção" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Transforma%C3%A7%C3%A3o-Materia-Prima-Em-Bens-De/98221.html>.

MLA 7

"Transformação materia prima em bens de consumo e produção." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Transforma%C3%A7%C3%A3o-Materia-Prima-Em-Bens-De/98221.html>.

CHICAGO

"Transformação materia prima em bens de consumo e produção." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Transforma%C3%A7%C3%A3o-Materia-Prima-Em-Bens-De/98221.html.