Transferencia de calor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FENÔMENOS DE TRANSPORTE Transferência de Calor

 INTRODUÇÃO

Transferência de Calor (ou Calor) é energia térmica em trânsito devido a uma diferença de temperatura no espaço. Sempre que existir uma diferença de temperatura em um meio ou entre meios ocorrerá transferência de calor. Se dois corpos a diferentes temperaturas são colocados em contato direto, ocorrerá uma transferência de calor docorpo de temperatura mais elevada para o corpo de menor temperatura até que haja equivalência de temperatura entre eles. Dizemos que o sistema tende a atingir o equilíbrio térmico.

 INTRODUÇÃO

Os diferentes processos de transferência de calor são referidos como mecanismos de transferência de calor. Existem três mecanismos, que podem ser reconhecidos assim : - Transferência de calor porcondução; - Transferência de calor por convecção; - Transferência de calor por radiação.

 INTRODUÇÃO

Quando a transferência de energia ocorrer em um meio estacionário, que pode ser um sólido ou um fluido, em virtude de um gradiente de temperatura, usamos o termo transferência de calor por condução. A figura ilustra a transferência de calor por condução através de uma parede sólida submetidaà uma diferença de temperatura entre suas faces.

 INTRODUÇÃO

Quando a transferência de energia ocorrer entre uma superfície e um fluido em movimento em virtude da diferença de temperatura entre eles, usamos o termo transferência de calor por convecção. A figura mostra a transferência de calor de calor por convecção quando um fluido escoa sobre uma placa aquecida.

 INTRODUÇÃO

Quando,na ausência de um meio interveniente, existe uma troca líquida de energia (emitida na forma de ondas eletromagnéticas) entre duas superfícies a diferentes temperaturas, usamos o termo radiação. A figura apresenta a transferência de calor por radiação entre duas superfícies a diferentes temperaturas.

 RELAÇÃO ENTRE TRANSF. DE CALOR E TERMODINÂMICA

Termodinâmica trata da relação entre ocalor e as outras formas de energia. A energia pode ser transferida através de interações entre o sistema e suas vizinhanças. Estas interações são denominadas calor e trabalho. A 1ª Lei da Termodinâmica governa quantitativamente estas interações

A 1ª Lei da Termodinâmica pode ser enunciada assim : "A variação líquida de energia de um sistema é sempre igual a transferência líquida de energia naforma de calor e trabalho".

 RELAÇÃO ENTRE TRANSF. DE CALOR E TERMODINÂMICA

A 2ª Lei da Termodinâmica aponta a direção destas interações A 2ª Lei da Termodinâmica pode ser enunciada assim : "É impossível o processo cujo único resultado seja a transferência líquida de calor de um região fria para uma região quente". A termodinâmica trata com estados de equilíbrio da matéria onde inexistegradientes de temperatura.

 MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR

A transferência de calor pode ser definida como a transferência de energia de uma região para outra como resultado de uma diferença de temperatura entre elas. Como engenheiros, é importante o entendimento dos mecanismos físicos que permitem a transferência de calor de modo a poder quantificar a quantidade de energia transferida naunidade de tempo (taxa).

 SISTEMAS DE UNIDADES

Unidades fundamentais dos sistemas de unidades mais comuns:

Unidades derivadas dos sistemas de unidades mais comuns:

 SISTEMAS DE UNIDADES

Unidades derivadas mais importantes para a transferência de calor, são obtidas por meio de definições relacionadas a leis ou fenômenos físicos : • Lei de Newton : Força é igual ao produto demassa por aceleração ( F = m.a ), então : 1 Newton ( N ) é a força que acelera a massa de 1 Kg a 1 m/s2

• Trabalho ( Energia ) tem as dimensões do produto da força pela distância ( τ = F.x ), então : 1 Joule ( J ) é a energia dispendida por uma força de 1 N em 1 m
• Potência tem dimensão de trabalho na unidade de tempo ( P = τ / t ), então : 1 Watt ( W ) é a potência dissipada por uma força de...
tracking img