Transação da Cultura Organizacional no caso LBF

791 palavras 4 páginas
A cultura é o requisito único mais importante para o sucesso da execução das estratégias, definidas no Planejamento Estratégico, Hrebiniak (2006).
Primeiro precisamos construir o conceito de cultura para o melhor entendimento da sua relação na empresa. Cultura , de acordo com Edward B. Tylor, seria o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes, hábitos e capacidades do indivíduo como membro da sociedade. Sem cultura não existira sociedade. Destrinchando a cultura para a aplicação organizacional, define-se, partindo das palavras de Fleury e Fischer (1996, p. 9) que: “cultura organizacional é um substrato de crenças e valores que fundamentam as práticas formais e informais que constituem a dinâmica de cada organização”, sendo ela, a cultura, pressuposições baseadas em experiências legitimadas pelas lideranças onde uma vez aceita ela passará a rotular e moldar o comportamento dos outros na instituição. Mostra-se então sumariamente importante para a manutenção de regras e controle das relações humanas.
Falhas na cultura organizacional das empresas podem causar queda na produtividade, pouca aceitação de mercado e perde competitividade, percebe-se então a necessidade de atualizar ou alterar a cultura para a ordem de crescimento, recuperação ou sobrevivência da instituição.
“As organizações que não aceitam o imobilismo e trabalham com aproximação da realidade, com planos que expressam o que esperam que venha a acontecer, são as que estão realizando um planejamento.” (Bethlem, 1998).
O caso LBF é um bom exemplo de como as alterações na cultura devem ser planejadas e plenamente executadas. De acordo com a identificação do problema e a tentativa de resolução, dividi-se a realidade da empresa em duas partes: a primeira onde os valores e crenças são ultrapassados e dissonantes e a segunda quando a empresa modifica a cultura em prol dos avanços.
É necessário comentar de antemão a importância da comunicação dentro das instituições. A comunicação é vital

Relacionados

  • CALIFA Produ O De Celulose
    54550 palavras | 219 páginas