Tranporte maritimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Logística
P.S. – PROCESSO DE SUPRIMENTOS
2º Semestre – 2012
Cesar Pinheiro
Cleverson Grandi Verlengia
Leonardo Ramos
Marina Andrade de Oliveira
Michelle Carvalho da Silva
Roberto Amaral

TRABALHO SOBRE MODAL MARÍTIMO

São Paulo
2012
Cesar Pinheiro
Cleverson Grandi Verlengia
Leonardo Ramos
Marina Andrade de Oliveira
Michelle Carvalho da Silva
Roberto AmaralTRABALHO SOBRE MODAL MARÍTIMO
Trabalho sobre a história do transporte marítimo, os principais portos, principais produtos transportados s e suas vantagens e desvantagens, para ser apresentado em seminário em sala de aula.


Orientador:
Prof. Almir

São Paulo
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Dentre os meios de transportes, o mais antigo éo transporte marítimo, pois é utilizado desde a antiguidade. No entanto, seu incremento aconteceu efetivamente após o término da Primeira Grande Guerra, resultado de grandes inovações no campo tecnológico, as quais resultaram em significativas evoluções. Dentre as mudanças, podemos destacar a melhora em relação à capacidade de carga a ser transportada nos navios, além da criação de embarcaçõesespecíficas, especializadas  no transporte de um determinado tipo de carga. No mundo, cerca de 80% de todas as mercadorias que circulam são transportadas por meio de transporte marítimo. Tal fato é resultado da gigantesca capacidade de transporte de carga dos navios.
Na atualidade, os portos de maior destaque possuem uma moderna e grande infraestrutura, que envolve maquinários e centros dearmazenagem. 

HISTORIA DO TRANSPORTE MARÍTIMO
 
A Arca de Noé era, segundo a religião abraâmica, um grande navio construído por Noé, a mando de Deus, para salvar a si mesmo, sua família e um casal de cada espécie de animais do mundo, antes que viesse o Grande Dilúvio da Bíblia. A história é contada em Gênesis 6-12, assim como no Alcorão e em outras fontes, logo, se pensarmos pelo lado religioso a Arcade Noé seria o primeiro navio do mundo.
A navegação marítima nas épocas antiga, medieval e moderna, foi o mais importante meio de difusão comercial e cultural. Foi pelo mar que os portugueses descobriram novos mundos, que os vikings fizeram as suas conquistas e muito mais. A história do barco é tão antiga quase como a do homem, antes de trabalhar a pedra o homem descobre que um troncosuficientemente grande é capaz de o fazer flutuar, depois com o evoluir da civilização, quem sabe cem, mil ou cem mil anos depois vai aprendendo maneiras de mudar a forma desse tronco tornando-o mais estável e melhor, Chegando mais tarde a barcos e caravelas.
Têm-se verificado inúmeros avanços na tecnologia de navegação desde a idade média, quando os navegadores mediam a altura (ângulo em relação à linhado horizonte) da estrela polar (no hemisfério norte) para saber a latitude usando o astrolábio ( instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte), passando pelo advento do relógio utilizado para medir a longitude, até os dias de hoje, em que avançadas tecnologias, tais como o GPS e comunicação via satélite, são utilizadas para saber a localização e orientação denavios com precisão em qualquer hora ou situação meteorológica.
 

TRANSPORTE DE CARGAS EM CONTAINERS

Os contêineres surgiram para facilitar o transporte de carga, como são chamadas todas as mercadorias exceto os graneis, ou seja, minérios, grãos agrícolas, petróleo e seus derivados. Algumas cargas gerais, no entanto, não se prestam ao transporte em containers, como é o caso de veículosmontados, que embarcam e desembarcam com sua própria propulsa, no sistema conhecido como ro-ro. Entretanto, uma grande quantidade de bens é possível de acontecimento em containers, visando facilitar seu transporte. A proporção das mercadorias transportadas por meio de contêineres tem crescido continuamente, e produtos como arroz e café, que eram embarcados com granéis, estão sendo acondicionados em...
tracking img