tranbalho de obriga es disjuntivas

3108 palavras 13 páginas
INTRODUÇÃO

Nesta modalidade de obrigação, existem devedores que se obrigam alternativamente ao pagamento da dívida. Vale dizer, desde que um dos devedores seja escolhido para cumprir a obrigação. Os outros estarão consequentemente exonerados, cabendo, portanto, ao credor a escolha do demandado.
De tal forma, havendo uma dívida contraída por três (A,B,C), a obrigação pode ser cumprida por qualquer deles: ou A ou B ou C. Observe-se, portanto que a conjunção “ou” vincula alternativamente os sujeitos passivos entre si.
Difere das obrigações solidarias, por lhe falar relação interna, , que como veremos, é própria do mecanismo da solidariedade, justificando, neste último, o direito regressivo do devedor que paga.
Obrigação pouco seguro para o credor, uma vez que, se pudesse cobrar todos os três, obviamente teria maior garantia patrimonial para satisfação do seu crédito.

Nesta hipótese de obrigação, o credor tem a possibilidade de escolher um de vários devedores que se responsabilizam alternativamente pelo cumprimento da obrigação. A escolha de um exonera o dever dos demais co-devedores, sem direito a regresso.
Se o credor escolher o devedor errado e este não possuir condições de pagamento, ficará impedido de cobrar dos demais. É diferente do que ocorre na solidariedade, no qual o devedor pode exigir de qualquer um dos devedores sem que isso implique em exoneração dos demais.
Exemplificando: Um sujeito passivo se obriga a construir uma piscina OU pagar quantia equivalente ao seu valor, alforriar-se-á do vinculo obrigacional se realizar uma dessas prestações.
Obs.: A obrigação alternativa é identificada pela conjunção OU.
De acordo com o doutrinador italiano Mario Allara, diz que na obrigação alternativa, temos uma só obrigação, pois, apesar da pluralidade de suas prestações, efetuada a escolha pelo devedor ou credor, ter-se-á a individualização da prestação, operando-se a liberação das demais, como se desde a sua constituição fosse à única objetivada na relação

Relacionados