Trampo processos qu micos

1300 palavras 6 páginas
Universidade São Francisco

Rafael Brescansin 004201200559
Exercício: Balanço de massa

Campinas – SP
2015
Aspen Hysys
Trata-se de uma ferramenta para simulação dinâmica, capaz de fornecer uma previsão de como as variáveis se comportam no tempo. Como exemplo, podem ser citadas a pressurização e a despressurizarão de vasos, análise e ajuste de malhas de controle etc. O usuário fornece os dados das correntes de entrada e as características físicas dos equipamentos – como curva de bombas, de compressores e geometria de trocador de calor – e o programa calcula os dados de saída.
No caso de correntes cujas propriedades não estejam no banco de dados, o usuário tem a possibilidade de criar esta corrente a partir de componentes hipotéticos (onde se entra com as propriedades destes componentes) ou então se pode entrar com a própria curva PEV (Ponto de Ebulição Verdadeiro) do petróleo.
ChemCAD
É um simulador de processo químico que permite estimar propriedades de misturas gasosas, equilíbrio líquido-vapor e curva de envelopes. Também funciona para simular operações unitárias isoladas, como a expansão isoentálpica em válvulas, compressão, separação líquido-vapor em vaso flash, dimensionamento de trocadores de calor casco-tubo, duplo tubo e de placas, ar condicionado, além de fazer o balanço de energia e calcular o coeficiente de troca térmica.

Apesar de toda essa capacidade, o ChemCad é um software menos robusto que o Aspen Hysys, o que torna sua licença menos custosa. Entre outros atrativos, ele não precisa de computadores com alta capacidade de processamento, o que também possibilita sua aquisição por empresas de menor porte.

AFT Fathom
Software de simulação de fluidos, utilizado para o cálculo da queda de pressão e fluxo de distribuição em líquidos e em tubulações de gás a baixa velocidade. A ferramenta pode ter suas capacidades aprimoradas com a inclusão de três módulos:

Extended Time Simulation (XTS):
Simula o comportamento dinâmico do sistema, como variação

Relacionados

  • TCC UNIP
    15537 palavras | 63 páginas
  • LINGÜÍSTICA DE CORPUS
    27956 palavras | 112 páginas
  • llllllllll
    59616 palavras | 239 páginas