tramop

598 palavras 3 páginas
Quilombos
O que é? Durante todo o período da escravidão, os cativos empreenderam várias formas de escaparem do território determinado pelos seus donos. Entre as várias formas, os quilombos, também conhecidos como mocambos, funcionavam como: comunidades de negros que conseguiam escapar do controle de seus proprietários. Sendo local de refúgio, os escravos escolhiam lugares de difícil acesso, para que impedissem uma recaptura. Além disso, os quilombos ficavam próximos de algumas estradas onde poderiam realizar pequenos assaltos, que garantissem a sua sobrevivência. Os quilombos abrigavam também, índios e fugitivos da justiça.
Quilombo dos Palmares: Um dos quilombos mais conhecidos da história brasileira foi Palmares, instalado na região de Alagoas. Com o passar do tempo, Palmares se transformou em uma espécie de confederação, que abrigava os vários quilombos que existiam naquela localidade. Seu crescimento ocorreu principalmente entre as décadas de 1630 e 1650, quando a invasão dos holandeses prejudicou o controle sobre a população escrava. No começo Palmares era habitado por poucos quilombolas. A guerra do açúcar contra os holandeses, cega os colonos, a vigilância diminui, com isso centenas de escravos fogem do tronco, da chibata e das senzalas e vão para um lugar de muitas palmeiras: Palmares.
São dezenas de fugitivos, cada um com o seu chefe e apenas com um objetivo: viver em liberdade. Palmares ficava numa zona bem afastada do litoral, com terra fértil onde predominavam palmeiras e era cercada por alta cerca de pau-a-pique. Os negros viviam do milho, mandioca, feijão e bananeiras. Possuindo apenas três entradas, cada uma com 200 guerreiros. Nestes quilombos existiam armas e munições, que foi organizada a república dos Palmares, abrigando, por quase um século, o anseio de liberdade dos negros, sob o comando do rei Ganga-Zumba, o deus da guerra, que com sua morte, o seu substituto foi Zumbi, rei dos Palmares. Zumbi foi um herói negro,

Relacionados